As classes eram denominadas estanques, por isso, no sistema não havia mobilidade social, ou seja, os servos estavam "condenados" a passarem o resto de suas vidas servindo aos senhores. A nobreza, formada pelos donos dos feudos ou senhores feudais, era a classe mais alta do feudalismo.
Não havia mobilidade social na Sociedade Feudal pelo modo como eram construídas a política e a economia.
Outros fatores que incidem no rendimento afetam a mobilidade social, tais como gênero, idade, etnia, escolaridade. A desigualdade é o grande empecilho para a mobilidade social. Conforme pesquisa de Wilkinson e Pickett (2009), quanto maior for a desigualdade social em um país, menor será a mobilidade social.
Numa sociedade de classes, a ascensão social por meio da escolaridade e do trabalho é possível. ... Enquanto fenômeno social depende de uma série de fatores e circunstâncias externas ao próprio indivíduo, ligadas ao contexto histórico, ao âmbito da economia, da política, dos governos, da capacidade técnico-científica.
Em outras palavras, ela classifica numa escala vertical, as diversas categorias quanto à classe social dos indivíduos que compõem a sociedade. ... Ainda que seja utilizada no campo social e político, a hierarquia social pode levar em consideração os gêneros, etnias e raças.
Escala é uma medida usada para definir as dimensões proporcionais dos tamanhos reais em representações gráficas. Existem diversas definições diferentes de escala. Esta palavra pode ser usada, por exemplo, para se referir a parada que uma aeronave ou navio faz para abastecer ou desembarcar e embarcar passageiros.
Por exemplo, se um mapa apresenta a escala 1:50, significa que 1 cm no mapa é equivalente a 50 cm na área real. Se quisermos indicar que cada centímetro de um mapa representa 1 metro na área real, utilizamos a escala 1:100 ou ainda 1/100.