Porque Fazer Mestrado Em Administraço?

Porque fazer mestrado em Administraço

Após completar a graduação, não basta contentar-se com esse nível acadêmico e parar de estudar. Afinal, para ser um bom profissional, alcançar posições de destaque na empresa e conseguir a remuneração ideal, o estudo não deve ser esquecido. Por isso, alguns formados em diferentes graduações, tanto bacharelados quanto licenciaturas, optam por ingressar no mestrado.

Esse é o primeiro nível acadêmico de pós-graduação stricto sensu, que inclui mestrado e doutorado. Com esse título, o mestre consegue atingir novos patamares na trajetória profissional, acumulando diversas vantagens. Deseja conhecer algumas delas? Então, continue lendo este artigo!

Produção Acadêmica

Management Science, Journal of Studies International Business, Journal of Management Studies, Journal of Business Ethics e Organizational Behavior and Human Decision Processes. 

Ao fazer as mesmas funções todos os dias, o trabalho pode se tornar mecânico e, com isso, alienar o indivíduo de certa forma. Afinal, muitas empresas se importam mais com a sua mão de obra do que com a possibilidade de troca de conhecimento.

Os rigores conceitual e metodológico fazem parte das disciplinas e dos projetos de pesquisa, garantindo ao aluno um sólido embasamento para análise de experimentos, levantamentos amostrais e bases de dados secundários. Os métodos qualitativos também são amplamente abordados no programa. 

Menu Login

Menu Login

Para aprofundar-se em algum deles, entrar no mestrado possibilita que o profissional se torne um especialista da área. Dessa forma, além de ter um conhecimento maior sobre o ramo, ele passa a se diferenciar dos demais e consegue adquirir melhores posições na carreira, tornando-se uma referência naquele assunto.

Aliás, ao ter contato com professores e outros profissionais, há uma troca de conhecimento que enriquece ambos os lados. Assim, existe maior probabilidade de se tornar um indivíduo mais capacitado para o trabalho que exerce.

Além disso, quem tem pós-graduação stricto sensu consegue melhores oportunidades de trabalho e, com isso, melhores remunerações. Sendo assim, cursar um mestrado é um ganho tanto pessoal, por expandir o conhecimento de uma pessoa sobre um assunto, quanto profissional. Afinal, ela se torna mais capacitada para atuar na área e isso é valorizado tanto pelos empregadores quanto pelos colegas de profissão.

Menu Topo

Uma das possibilidades é ingressar no mestrado. Esse é o primeiro nível acadêmico de pós-graduação stricto sensu. Com esse título, o mestre consegue atingir novos patamares na trajetória profissional, acumulando diversas vantagens. Deseja saber sobre elas? Separamos 5 motivos para você entender o quanto o mestrado pode agregar na sua vida profissional, veja abaixo!

Com formação metodológica equivalente à oferecida por instituições internacionais, aulas totalmente ministradas em inglês e conhecimento aprofundado dos diversos contextos da realidade brasileira, o Mestrado Acadêmico e o Doutorado em Administração oferecem o que há de mais atual nas quatro áreas de conhecimento: “Ciências Comportamentais e de Tomada de Decisão”, “Estratégia, Gestão e Organizações”, “Finanças” e “Instituições, Políticas e Governo”. 

Reconhecimento mundial

Reconhecimento mundial

Com uma abordagem interdisciplinar, o Mestrado Acadêmico e o Doutorado em Administração são destinados para quem deseja estar no mais alto patamar acadêmico, realizando estudos científicos que levam à evolução da sociedade.  

Além disso, quem tem pós-graduação stricto sensu consegue melhores oportunidades de trabalho e, com isso, melhores remunerações. Sendo assim, cursar um mestrado é um ganho tanto pessoal, por expandir o conhecimento de uma pessoa sobre um assunto, quanto profissional. Afinal, ela se torna mais capacitada para atuar na área e isso é valorizado tanto pelos empregadores quanto pelos colegas de profissão.

"Com a FGV EBAPE, obtive formação sólida em métodos de pesquisa, oportunidade de trabalhar com professores de nível internacional, assim como obtive acesso a parcerias com importantes organizações relevantes para o estudo sobre empreendedorismo”. 

Vantagens ao cursar o mestrado

Mais uma vez, engana-se quem pensa que o mestrado não é útil para pessoas que não desejam ser professoras. De acordo com a pesquisa divulgada pela Catho Educação, ter um diploma de mestrado ou doutorado pode aumentar em até 118% do salário.

Uma graduação tem, em média, quatro anos de duração. Durante esse tempo, os alunos se deparam com uma quantidade enorme de informações sobre diferentes teorias, autores e conceitos. Como é um volume muito grande de conteúdo, nem sempre ele é aprofundado da maneira como deveria. Dessa forma, o indivíduo se forma e, frequentemente, tem uma visão superficial sobre vários assuntos.

Menu Principal

“Os professores do Doutorado são extremamente talentosos! A oportunidade de trabalhar com um corpo docente qualificado e dedicado tem sido crucial para a minha formação como pesquisador. O grupo de alunos também está sempre empenhado em trabalhar com dedicação, o que ajuda a criar um ambiente favorável ao crescimento de todos. Eu não poderia estar mais satisfeito com a decisão de participar do Programa de Doutorado na FGV EBAPE.” 

A FGV EBAPE conquistou em 2018 o selo da AACSB International (AACSB), a maior acreditadora americana para escolas de negócios. No Brasil, poucas escolas de negócios possuem este selo.

Em geral, a pós-graduação dura um ano e meio, no qual estão incluídos cursos como especialização e MBA — em português, significa Mestre em Administração de Empresas. Entre eles, destacam-se as áreas ligadas ao Marketing, Administração, cursos focados em gestão de empresas ou projetos em geral.

Qual o objetivo de se fazer um mestrado?

O que é Mestrado? Também conhecido como mestrado acadêmico, é um curso da modalidade stricto sensu. ... Ele é um curso que aprofunda conhecimentos da graduação, tendo como objetivo ampliar e pesquisar sobre determinado assunto acadêmico e estimular a reflexão teórica.

Para que serve fazer mestrado?

Para aprofundar-se em algum deles, entrar no mestrado possibilita que o profissional se torne um especialista da área. Dessa forma, além de ter um conhecimento maior sobre o ramo, ele passa a se diferenciar dos demais e consegue adquirir melhores posições na carreira, tornando-se uma referência naquele assunto.

Porque fazer um curso de mestrado?

Fazer um mestrado acadêmico ajuda você a consolidar conhecimento adquirido durante a graduação e também a se especializar num tema para avançar em uma área. ... E fazer um mestrado acadêmico pode ser uma forma de aprimorar sua experiência e credibilidade numa área de conhecimento específica para atender determinado campo.

Quando devo fazer mestrado?

Ter finalizado a graduação Na linha sucessória do ensino superior, o mestrado vem após a graduação (é justamente por isso que ele é considerado um curso de pós-graduação). Portanto, para cursar um mestrado você precisará ter finalizado o seu curso de graduação.

O que é um curso de mestrado?

Sobre a formação de mestrado O curso de mestrado é uma pós-graduação voltada para a área acadêmica. ... O objetivo é aprofundar os conhecimentos aprendidos na graduação por meio de reflexões teóricas. Ou seja, você estuda pensadores consagrados da área e testa o que eles disseram em uma situação específica.

Como se candidatar a uma vaga de mestrado?

Como Faço para Entrar no Mestrado? Confira 6 dicas para Ingressar!

  1. Avalie qual o mestrado é mais adequado para a sua carreira. ...
  2. Escolha uma instituição de acordo com os seus planos. ...
  3. Leia atentamente o edital do programa pretendido. ...
  4. Conheça a bibliografia apresentada. ...
  5. Atualize o currículo Lattes.

Como fazer citação em prova de mestrado?

Uma prova de mestrado deve ser recheada de bons argumentos e conexão de ideias. Por esse motivo, escolha trechos realmente relevantes para decorar e faça a citação direta na prova.

Quem pode cursar Pós-graduação?

Sendo assim, quem tem curso técnico precisa passar primeiro por uma graduação para estar apto para cursar uma pós-graduação. Já a formação tecnóloga é considera ensino superior, porém, são cursos mais voltados para a prática profissional. ... Portando, quem é formado em tecnólogo pode, sim, cursar uma pós-graduação.