Ao longo do dia o nariz pode ficar levemente entupido em alguns momentos, mas é quando se está deitado que isso se intensifica – e as diversas possíveis explicações para este fenômeno envolvem desde a anatomia do corpo até condições de saúde que podem ser tratadas.
A sinusite é inflamação dos seios nasais, que pode surgir devido à infecção por vírus ou bactérias, ou ser consequência de alergias, o que faz com que exista uma maior produção de muco e acúmulo de catarro no nariz, deixando o nariz entupido e causando a sensação de peso no rosto, dor de cabeça constante, tosse que piora a noite e secreção amarelada.
A gripe e o resfriado são as causas mais comuns de nariz entupido, e acontecem devido a infecções por vírus, causando congestão nasal e sensação de nariz escorrendo, que pode ocorrer durante o dia e piorar à noite.
Além disso, fazer inalação de vapor com eucalipto, umidificar o ambiente, tomar banho quente e beber de 2 a 3 litros de água por dia, ajudam a tornar as secreções mais fluidas, desentupindo o nariz. Confira mais opções para desentupir o nariz.
O nariz entupido à noite pode surgir devido a presença de pólipos nasais, que são um crescimento anormal de tecido no revestimento do nariz ou seios nasais, e que quando são maiores ou estão agrupados, podem bloquear a passagem do ar no nariz.
O que fazer: deve-se consultar o otorrinolaringologista para que seja diagnosticada a causa da adenoide aumentada, podendo ser indicado o uso de remédios corticoides para ajudar a diminuir o tamanho da adenoide, antibióticos no caso de infecções por bactérias, ou até cirurgia. Veja como é feita a cirurgia para adenoide e como é a recuperação.
Além disso, o nariz entupido, também chamado de congestão nasal, pode ser consequência do desvio de septo, adenoide ou pólipos nasais, causando desconforto para respirar, além de ronco ou apneia do sono, especialmente à noite.
O que fazer: pode-se fazer uma lavagem nasal com soro fisiológico, para ajudar a deixar o muco mais líquido facilitando sua eliminação, fazer uma inalação com vapor de água, e aumentar o consumo de líquidos durante o dia. No entanto, se a mulher apresentar outros sintomas, deve-se consultar o obstetra para avaliar a causa do nariz entupido e fazer o tratamento mais adequado. Veja como é feito o tratamento do nariz entupido na gravidez.
A gripe e o resfriado são uma das principais causas de nariz entupido e acontece devido à inflamação da mucosa das vias aéreas por vírus, como influenza ou Rhinovirus, o que faz com que exista um aumento da produção de muco, deixando o nariz entupido.
O que fazer: o tratamento dos pólipos nasais é feito pelo otorrinolaringologista, podendo ser indicado o uso de remédios para reduzir a inflamação ou irritação da mucosa nasal e aliviar os sintomas, como corticoides nasais, ou, em alguns casos, a remoção cirúrgica dos pólipos através de cirurgia. Entenda como é feito o tratamento dos pólipos nasais.
Por entendermos que a saúde não pode esperar, temos dois centros de atendimento que funcionam 24 horas por dia, na Tijuca e também na Barra. Estamos sempre à disposição para cuidar de toda a sua família. Clique aqui para saber mais!
Quando o ar está mais seco, a mucosa do nariz e também da garganta tendem a perder umidade, causando irritação e aumento da produção de muco para manter as umidade das mucosas, causando sintomas como nariz entupido à noite, sensação de catarro na garganta, tosse seca, pigarro ou até rouquidão.
Geralmente, as adenoides aumentam de tamanho durante a infecção, e retornam ao seu tamanho normal quando a infecção desaparece. No entanto, em alguns casos, a adenoide pode não voltar ao seu tamanho normal, permanecendo aumentadas, causando sensação de nariz entupido ou escorrendo, ronco, dor de garganta, dificuldade para respirar ou até apneia do sono.
O nariz entupido à noite também pode surgir devido ao colapso da válvula nasal que pode ocorrer mais frequentemente devido a cirurgia de rinoplastia com cortes extensos da cartilagem de sustentação do nariz, resultando em deformidades, retração da pele do nariz e dificuldades respiratórias.
O que fazer: deve-se manter o corpo hidratado, bebendo bastante líquido e fazer repouso. Além disso, o otorrinolaringologista pode recomendar o uso de remédios analgésicos, anti-inflamatórios ou descongestionantes, como paracetamol, ibuprofeno ou desloratadina, por exemplo, para ajudar a aliviar os sintomas. Saiba como diferenciar gripe de resfriado.
O que fazer: deve-se utilizar os descongestionantes nasais somente se recomendado pelo otorrinolaringologista e pelo menor tempo possível de tratamento, que geralmente varia de 3 a 5 dias, dependendo da substância presente no descongestionante. Veja outros remédios que podem ser indicados para desentupir o nariz.
Ao notar um entupimento muito desconfortável que pode ou não se acompanhado de coriza, febre, dores e outros sintomas, é indicado buscar acompanhamento médico para estabelecer o diagnóstico e a melhor forma de tratar o quadro.
O nariz entope porque quando há um aumento do sangue nos vasos sanguíneos locais uma estrutura chamada corneto incha para cumprir seu papel de proteção e impedir a passagem de ar, de vírus, bactérias e poeira, fazendo com que tenhamos a sensação de nariz entupido.
O nariz entupido à noite pode surgir devido ao refluxo gastroesofágico que é o retorno do conteúdo do estômago em direção à boca, podendo afetar a mucosa da garganta e também a mucosa nasal, ou até os pulmões, causando irritação e congestão nasal.
O septo nasal é rígido, portanto não varia de posição ao deitar. Já as conchas nasais são flexíveis e ao deitar aumentam de volume. Isso é normal, só que em alguns pacientes essas estruturas são grandes e incomodam e às vezes MUITO. Quando deita de um lado entope um lado e vice versa.
Não é normal respirar por um só lado do nariz, ou seja, ter um dos lados do nariz sempre obstruído. A principal causa de obstrução nasal unilateral é o desvio de septo, mas diversas doenças podem estar envolvidas nesse processo.
Quando uma narina é maior do que outra, ocorre a condição chamada de desvio de septo —que se for pequeno e não gerar incômodos não chega a ser um problema. A alteração acontece por causa de um crescimento exagerado da cartilagem ou até mesmo de forma traumática, ao levar uma pancada e quebrar o nariz, por exemplo.
A cirurgia do desvio de septo pode ser feita em qualquer idade, dependendo da indicação e da deformidade que pode estar causando. Para a maioria das pessoas, recomenda-se operar após a fase de crescimento, ou seja, da adolescência em diante. A partir daí, já cessou o crescimento, o osso nasal já está definido.
1. Feche a narina esquerda com o dedo e solte o ar pela narina direita. Inspire pela narina direita até o pulmão encher, depois feche a narina direita e solte o ar pela narina esquerda. Esse exercício possibilita ver qual narina tem menor obstrução e pode indicar o desvio de septo.
Riscos e contraindicações Os riscos estão presentes, como em qualquer tipo de cirurgia, e podem incluir: hemorragias nasais; perfurações septais; manutenção do desvio de septo em algum grau mesmo que pequeno.
Septoplastia - recuperação O tempo de recuperação é de aproximadamente uma semana, sem dor apresentando apenas algum desconforto nasal. Após a cirurgia é necessário manter alguns cuidados, nomeadamente, não estar exposto a calor, não praticar exercício físico e fazer higiene nasal com água salina.
O pós-operatório da septoplastia é frequentemente pouco doloroso. Os desconfortos mais prevalentes na primeira semana após a cirurgia são congestão nasal e formação de crostas. Para minimizar esse quadro, o otorrino cirurgião aconselhará lavagem nasal abundante com soro fisiológico.
A rinosseptoplastia tem um preço médio de R$ 14.
A Septoplastia é a cirurgia realizada para a correção de desvios do septo nasal. A cirurgia é feita por dentro do nariz (por via endoscópica nasal) por meio de fibra ótica com o auxílio de vídeo, não sendo realizado incisões externas. A cirurgia demora cerca de 30 a 60 minutos, dependendo da complexidade do desvio.
A primeira coisa que deve ser feita é procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e fazer seu cadastro no SUS, caso não tenha. Após isso, você será encaminhado para a triagem e em seguida será atendido pelo médico de plantão que será um clínico-geral.
Olá, Em caso de rinoplastia reparadora sim, como por trauma, desvio de septo.
A correta limpeza nasal e o uso de soluções salinas em spray ajudam a aliviar esta queixa. Nas três semanas seguintes, a obstrução ainda pode incomodar, porem em intensidade menor, até a melhora completa, que ocorre de 20 a 40 dias após a cirurgia.
A remodelagem nasal ou rinoplastia é um dos procedimentos mais comuns de Cirurgia Estética realizados atualmente. Muitas vezes, a estrutura ou tamanho do nariz não é proporcional aos demais traços do rosto.
Sem maiores delongas, o tempo de cirurgia dura em média de 2 a 3 horas. Porém, em casos de uma segunda rinoplastia (nariz já operado), o procedimento pode levar até 6 horas: isso ocorre porque em situações como essa a intervenção se torna um tanto quanto mais complexa.