A aplicação da insulina no paciente pode ser feita por via endovenosa, nos casos de terapia intensiva ou tratamento específico de cetoacidose diabética, intramuscular ou subcutânea, conforme descrito anteriormente sobre os tipos de insulina, entretanto a forma mais utilizada e que o paciente utiliza em casa é a ...
O paciente deve seguir as instruções do médico. seguir as instruções dos fabricantes para preparação e aplicação da dose. nas emergências, para uso intravenoso, utiliza-se a insulina regular (R). não usar nunca as formas N, L, glargina e glulisina para uso intravenoso.
Recomenda-se administrar as injeções por via subcutânea. O produto nunca deverá ser injetado por via intravenosa. Insulina Humana Recombinante NPH deve ser administrada subcutaneamente na coxa.
O que é necessário é orientar o usuário a realizar a assepsia dos frascos e do local, aspirar primeiro a Insulina Regular para depois a NPH, pois fazendo o contrário, os cristais da NPH podem entrar no frasco da Regular, reduzindo a sua atividade (3).
Como aplicar a insulina
Pacientes que usam insulina três ou mais vezes por dia devem adotar a prática de rodízio dos locais de aplicação. Usar a mesma área por muito tempo pode provocar caroços ou depósitos de gordura extra, formando nódulos.
Quais os melhores locais para a aplicação de insulina?
A injeção intramuscular pode ser aplicada no glúteo, no braço ou na coxa, e serve para administrar vacinas ou remédios como o Voltaren ou o Benzetacil, por exemplo.
O local ideal de aplicação é na tábua do pescoço ou atrás da paleta, onde se pode puxar facilmente a pele solta. Direciona-se a agulha obliquamente de cima para baixo, paralelamente ao corpo do animal (Figura 4A), recomenda-se ainda dobrar e puxar a pele do local.