EQST

Para Que Serve Uma Funço Logartmica?

Para que serve uma função logarítmica?

A função logarítmica é útil para situações como os juros compostos — já que ela é a função inversa da função exponencial — e a medição de magnitude de terremotos, há também sua aplicação na química e na geografia.

Para que serve uma função exponencial?

A função exponencial é utilizada para descrever e modelar o comportamento de várias situações no nosso dia a dia. ... A lei de formação da função exponencial é f(x) = ax, podendo gerar um gráfico crescente ou decrescente, dependo do valor da base “a”. A função inversa da função exponencial é a função logarítmica.

O que é função exponencial e logarítmica?

A função exponencial é aquela em que a variável está no expoente, e a base é sempre maior do que 0 e diferente de 1. ... A inversa da função exponencial é a chamada função logarítmica. Ela é definida basicamente como f(x) = log ax, em que a é um número real positivo e diferente de 1.

Por que o nome logaritmo?

Segundo F. V. P. da Fonseca, logaritmo vem do grego lógos, «razão», e arithmós, «número». ... «A origem da palavra logaritmo remonta do século XVII, como indicado, mais precisamente do ano de 1614, constante da obra Mirifici Logarithmorum Canonis Descriptio, publicada por John Napier, o criador do conceito.

O que é o conjunto de imagem de uma função?

O conjunto imagem da função é um subconjunto do contradomínio formado por todos os elementos correspondentes de algum elemento do domínio. Exemplo 1: ... Im(f) = R+ (conjunto dos números reais positivos).

Qual é a definição de função exponencial?

A função exponencial representa uma relação de dependência. Nesse tipo de operação matemática existe uma variável (incógnita) no expoente e o número real (maior que zero e diferente de um) na base. Tal função, é explicitada da seguinte forma: f: R-->R tal que y = aˣ, sendo que a > 0 e a ≠ 1.

Quando e onde a função exponencial e usada?

As funções exponenciais são usadas para representar situações em que a taxa de variação é considerada grande, por exemplo, em rendimentos financeiros capitalizados por juros compostos, no decaimento radioativo de substâncias químicas, desenvolvimento de bactérias e micro-organismos, crescimento populacional entre ...

Qual a relação entre exponencial e logaritmos?

1 A função exponencial Como o domínio da função logaritmo natural é o conjunto dos números reais positivos, então a imagem da função exp() é o conjunto dos números reais positivos e como a imagem de ln() é o conjunto R de todos os números reais, então o domínio de exp() também é o conjunto R de todos os números reais.

Para que se usa o log?

Os logaritmos são usados também na física, uma das aplicações está na escala de decibéis que mede a intensidade de sons suportáveis pelo ouvido humano. ... Portanto, a função logarítmica e também a sua inversa, que é a função exponencial, descrevem vários fenômenos naturais que são de grande importância.

Quais as condições de existência de um logaritmo?

Pois bem, pessoal, a ideia é simples: se a base a de um logaritmo for maior que zero e diferente de 1 (0 < a ≠ 1), e se o logaritmando b também for um valor maior que zero ou positivo, então o logaritmo terá sua existência garantida.