Ou seja, a capacidade de uma pessoa lidar eficazmente com os problemas, superar obstáculos e resistir à pressão de situações adversas, transformando as experiências negativas em aprendizagens e oportunidades de mudança e crescimento pessoal.
De acordo com Garcia existem três tipos de resiliência, a emocional, a acadêmica e a social.
Dicas para ter mais resiliência
A resiliência é uma característica fundamental para aqueles que buscam o autodesenvolvimento. ... A pessoa resiliente é aquela que é capaz de preservar sua essência, se adaptar e perseverar, mesmo perante as piores crises. Para ser assim, é preciso flexibilidade, autoconhecimento, inteligência emocional e muita confiança.
Confira quais são os principais pilares comportamentais da resiliência, característica muito valorizada nos profissionais hoje em dia
“Quem disse que precisamos ser resilientes todos os dias? ... Sim, mesmo os mais resilientes necessitam ter os seus dias de descanso e recuo”, escreveu Fábio de Melo em sua publicação.
A resiliência é a capacidade do indivíduo lidar com problemas, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas. Seja resiliente. Acredite na sua força, no seu potencial, creia que você é capaz e você será! Não basta ser forte para vencer as provas de fogo, às vezes, é preciso ter resiliência.
Como ser resiliente no trabalho?
Já está claro que resiliência é fundamental para a aprendizagem, mas para desenvolver essa mentalidade, é preciso esforço e mudança de atitude. ... Dentre tais habilidades, resiliência foi destacada exatamente por permitir a alunos e professores lidar com o estresse inerente às transformações dos novos tempos.
A palavra resiliência vem do latim: Resilire, que significa “voltar atrás”. Está associada à capacidade que cada pessoa tem de lidar com seus próprios problemas, de sobreviver e superar momentos difíceis, diante de situações adversas e não ceder à pressão, independentemente da situação.
Considerada a principal competência do início do século 21, a resiliência profissional refere-se à capacidade de suportar situações adversas no ambiente de trabalho e ainda assim manter a dedicação na busca por resultados.