1. Apresente a obra: situe o leitor descrevendo em poucas linhas todo o conteúdo do texto a ser resenhado; 3. ... Descreva a estrutura: fale sobre a divisão em capítulos, em seções, sobre o foco narrativo ou até, de forma sutil, o número de páginas do texto completo; 4.
Como fazer uma boa resenha crítica: passo a passo
No cabeçalho da primeira página deve vir a referência bibliográfica do texto resenhado. A referência vem em fonte Times, de corpo 16, com alinhamento justificado e recuo de 5,0 cm em relação à margem direita. A referência vem separada do início do texto por dois parágrafos duplos.
Credenciais do autor: indicar o rápido curriculum vitae do autor (no caso de livro) ou diretor/roteirista (no caso de filme). Descrição da estrutura da obra: indicar como o livro está organizado (capa, partes com seus respectivos títulos, número de capítulos, formato, páginas, ilustração).
O tamanho da letra deve ser 12 e o espaçamento entre linhas deve ser simples. Deve se usar o verbo na voz ativa e na terceira pessoa do singular. As palavras-chave devem figurar logo abaixo da resenha, antecedidas da expressão Palavras-chave:, separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto.
O texto deve ser escrito sem quebras, isto é, sem divisão de subtítulos.
Resenha é um gênero textual que tem o objetivo de fazer levantamentos críticos ou comentários a respeito de um livro, filme, peça teatral etc.
É uma expressão extremamente comum aqui no estado onde moro (Bahia). 'Ser resenha' ou 'ser resenheiro(a)' podem significar bastantes coisas até. A princípio, referem-se a alguém piadista, engraçado, bem-humorado (1).
Como um gênero textual, uma resenha nada mais é do que um texto em forma de síntese que expressa a opinião do autor sobre um determinado fato cultural, que pode ser um livro, um filme, peças teatrais, exposições, shows etc.
Se a resenha é de um livro, deve ter cerca de 6 a 8 parágrafos e de 60 a 90 linhas (de duas a três laudas, no máximo), ou cerca de 1.
Significado de resenha: significado: festa; evento particular; lugar de diversão com muitas pe...
Resenha crítica ou opinativa Assim como na descritiva, essa também descreve e correlaciona informações de uma obra ou assunto. Não obstante, na resenha crítica, há espaço para que o autor apresente teses sobre o tema abordado, sendo, então, um texto de natureza informativo-argumentativa.
Significa como se fosse um encontro de amigos mais próximos de você .
Mas a “parada” que mudou mesmo entre os adolescentes de hoje e os de décadas passadas é o tipo de movimento, quer dizer, o “movi” que eles curtem, que pode ser chamado também de “resenha” ou “baile”.
"A palavra 'resenha' com o significado de conversa já é usada entre os jogadores de futebol. A conversa entre eles sobre a orientação do técnico, por exemplo, é chamada de resenha.