Para que serve o medicamento Clorana? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Este medicamento é destinado ao tratamento da pressão alta, quer isoladamente ou em associação com outros fármacos anti-hipertensivos (medicamentos que tratam a pressão alta).
Qual a diferença entre Clorana e hidroclorotiazida?
Clorana é um medicamento que possui em sua fórmula uma substância chamada hidroclorotiazida, que pertence a classe de substâncias tiazídas. Esta substância tem uma ação diurética, isto é, aumenta a eliminação de líquidos do organismo através da urina.
CLORANA 25 mg: cada comprimido contém 25 mg de hidroclorotiazida. Excipientes: lactose monoidratada, amido de milho, amido de milho pré-gelatinizado e estearato de magnésio. CLORANA 50 mg: cada comprimido contém 50 mg de hidroclorotiazida.
Para que serve a hidroclorotiazida?
A Hidroclorotiazida é um medicamento diurético, ou seja, que aumenta a eliminação de líquidos do organismo através da urina. Sua ação colabora no tratamento da pressão alta, de inchaços associados a problemas cardíacos e renais, bem como da cirrose hepática.
Qual o similar do Clorana?
Hidroclorotiazida Legrand 50mg, caixa com 20 comprimidos.
Pode tomar Clorana à noite?
Devido sua ação diurética é preferível que se tome à noite, senão pode levantar várias vezes para urinar, atrapalhando o seu sono. Além do que é mais comum que os níveis pressóricos aumentem mais pela manhã devido a rotina do dia a dia.
Esse remédio é vendido em farmácias e drogarias na forma de comprimidos de 25 mg ou 50 mg, com o nome comercial Clorana, na forma de genérico com o nome hidroclorotiazida ou com os nomes similares Clorus, Diurix ou Hidromed, por exemplo, e deve ser usado com indicação médica.
Qual o mecanismo de ação hidroclorotiazida?
A hidroclorotiazida age diretamente sobre os rins, atuando sobre o mecanismo de reabsorção de eletrólitos no túbulo contornado distal. Aumenta a excreção de sódio e cloreto (em quantidades aproximadamente equivalentes) e, conseqüentemente, de água. A natriurese pode ser acompanhada de alguma perda de potássio.
Qual principal eletrólito eliminado com o uso de hidroclorotiazida?
Assim como a maioria dos diuréticos, a hidroclorotiazida tem como ação básica o aumento da excreção de cloreto de sódio (sal) pelos rins. Sempre que a quantidade de sódio urinário aumenta, o rim precisa eliminar mais água para diluí-lo.
Quais os males da Hidroclorotiazida?
Alguns dos efeitos colaterais de Hidroclorotiazida 25 mg podem incluir perda de apetite, desconforto no estômago, náusea, vômito, prisão de ventre, pele e olhos amarelos, inflamação no pâncreas, vertigem, ardor, formigamento e coceira na pele, dor de cabeça, alterações nos resultados de exames de sangue, queda da ...