A coprocultura, também conhecida como cultura microbiológica das fezes, é um exame que tem como objetivo identificar o agente infeccioso responsável por alterações gastrointestinais, sendo normalmente solicitado pelo médico quando há suspeita de infecção por Salmonella spp., Campylobacter spp., Escherichia coli ou ...
Coprocultura (Cultura de Fezes) O paciente deve colher a amostra num recipiente adequado, contendo o meio de transporte Cary Blair e enviar ao laboratório até 24 horas após a colheita. Apenas introduzir o swab nas fezes recém evacuadas e transpor este para o meio em questão.
Coletar as fezes em um recipiente limpo e seco, fornecido pelo laboratório; Retirar o swab da embalagem, passar a ponta que contém o algodão na amostra de fezes (de preferência nas partes da amostra contendo muco, sangue ou pus, quando presentes); Abrir o tubo contendo meio de transporte (gel); Colocar a parte de ...
O exame de sangue oculto avalia a presença de pequenas quantidades de sangue nas fezes, que podem não ser visíveis a olho nu. Ajuda a detectar a presença de sangramentos no intestino grosso, que podem ser sinais de úlceras, colite ou até câncer.
Positivo significa que foi identificada a presença de sangue oculto nas fezes. Neste caso, o próximo passo geralmente é a colonoscopia, que serve para identificar a causa do sangramento e orientar o tratamento adequado.
Preparo para o exame de sangue oculto nas fezes
Orientações
Qualquer alimento, com exceção da água, ao ser ingerido, interferem no resultado dos exames porque modificam algumas dosagens bioquímicas. Por isso, nem mesmo um chá sem açúcar pode ser ingerido durante o período do jejum.
- No dia anterior ao exame: dieta leve. Almoço: sem carnes vermelhas e massas. Café da tarde: pode ingerir água sem gás, chá, sucos coados, leite, iogurte, torradas e gelatina. Jantar: até às 21:00h; pode ingerir água sem gás e sopa (somente o caldo, sem conteúdo sólido).