Para Que Serve A Hierarquia Da PM?

Para que serve a hierarquia da PM

Grande parte dos candidatos a concursos policiais-militares são fascinados pela possibilidade de usar farda e portar arma na rua, atuando como policial militar. Outros tantos têm muito interesse em assumir um emprego público com a garantia da estabilidade.

Conteúdos relacionados

Cada corporação realiza seleções internas, de acordo com o perfil do policial, para ingresso nas unidades especializadas. Em alguns casos é preciso realizar concurso e/ou curso para servir nessas unidades.

V – realizar serviços de prevenção e de extinção de incêndios, simultaneamente com o de proteção e salvamento de vidas humanas e materiais no local do sinistro, bem como o de busca e salvamento, prestando socorros em casos de afogamentos, inundações, desabamentos, acidentes em geral, catástrofes e calamidades públicas;

Quando esse tipo de situação ocorre, é preciso estar preparado psicologicamente, fisicamente e tecnicamente para atuar da maneira correta.

7. Quais os problemas envolvendo a pm?

<b>7. Quais os problemas envolvendo a pm?</b>

É por isso que as Polícias Militares têm a atribuição de controlar distúrbios civis e possuem unidades especializadas de operação (como a cavalaria, choque, grupos táticos, aviação, antibomba etc.).

Há casos de policiais militares que passam toda a sua carreira sem a necessidade de realizar um disparo de arma de fogo durante os serviços. Há casos daqueles que precisam tirar a vida alguém, por legítima defesa de si mesmo ou de terceiros.

Já notou que, com certa frequência, nos deparamos com notícias envolvendo as polícias militares brasileiras? Isso acontece porque elas exercem uma função muito importante em nossa sociedade. Logo, a fiscalização de sua atuação interessa – ou deve interessar – a todos nós! Você sabe quem comanda a Polícia Militar e quais são, afinal, suas funções e responsabilidades? É disso que falaremos neste texto… Vamos lá?

últimos vídeos:

Muitos candidatos projetam a rotina policial como algo frenético, com várias ocorrências de troca de tiros, incursões mirabolantes e operações super arriscadas. Mas a verdade é que a atividade policial não tem muito a ver com o que você vê nos filmes de Hollywood.

Do latim politia (organização política ou governo), a polícia pode ser entendida – ao menos para os fins deste texto – como a “força pública encarregada de garantir a segurança e a ordem públicas e combater infrações à lei”. Contudo, antes de abordar as funções, responsabilidades ou comando da Polícia Militar, é importante sabermos qual é a origem desta instituição.

1. Primeiro, quando surgiu a Polícia Militar?

<b>1. Primeiro, quando surgiu a Polícia Militar?</b>

Até 1964, a Polícia Militar foi empregada em circunstâncias específicas como, por exemplo, manifestações e greves. Todavia, durante o período da ditadura militar, com a extinção da Polícia Civil, uma reestruturação na organização foi necessária: sob o comando do Exército Brasileiro, a Polícia Militar foi submetida à hierarquia única e passou a ser utilizada para reagir aos opositores do regime militar (Decreto-lei nº 667, de 2 de julho de 1969).

§ 6º. As polícias militares e os corpos de bombeiros militares, forças auxiliares e reserva do Exército subordinam-se, juntamente com as polícias civis e as polícias penais estaduais e distrital, aos Governadores dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios.

Percebeu como são semelhantes as disposições legais das Polícias? Foram citados trechos da legislação dos dois estados mais populosos do Brasil (São Paulo e Minas Gerais), no entanto, é possível encontrar as leis de organização (ou demais leis como regulamentos disciplinares, estatutos etc.) nos respectivos sites das Polícias Militares ou, ainda, nos das Assembleias Legislativas!

2. Quais as atribuições da Polícia Militar?

Não existe vinculação administrativa entre as polícias militares de diferentes estados. Ao passar no concurso da PM de São Paulo, você não poderá ser transferido para a PM do Rio de Janeiro, por exemplo.

Durante a maior parte do tempo o policial militar realiza rondas preventivas nas ruas, principalmente em viaturas. Esse trabalho é fundamental, porque traz sensação de segurança para a comunidade e contém a intenção de quem pretende cometer algum ato criminoso.

4. A PM pode atuar secretamente?

[…] É muito importante que você deixe um comentário com dúvidas e sugestões de conteúdo. A ideia do site é ajudar de maneira personalizada na sua preparação para a Polícia Militar. […]

Como já vimos, a Constituição Federal determina que as polícias militares são forças auxiliares e reservas do Exército Brasileiro. Por isso, a referência legislativa das PMs, no que diz respeito a sua estrutura militar, é o Exército. Veja a seguir a divisão hierárquica nas polícias militares brasileiras:

Qual é a hierarquia da Polícia Civil?

Delegado: planeja, coordena e supervisiona operações e investigações policiais. ... O delegado também exerce funções administrativas, como fiscalizar a emissão de documentos. Escrivão: cuida de todo o trabalho burocrático da delegacia. Na hierarquia da Polícia Civil, encontra-se logo abaixo do delegado.

Como reconhecer a patente de um PM?

Para saber a importância de um posto, basta observar a quantidade de símbolos que uma insígnia – que fica costurada no uniforme do militar – tem. Quanto maior o número de estrelas ou faixas, por exemplo, maior é a responsabilidade do cargo.