O plasma sanguíneo não é formado pelo processo de hematopoiese na medula. Essa parte líquida, na realidade, é formada principalmente pela água que ingerimos, que entra na corrente sanguínea pelo nosso intestino. Essa água dissolve sais, hormônios, proteínas e outras substâncias e, depois, forma o plasma.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Ele apresenta cor amarelada e é composto principalmente de água (cerca de 90%), sendo o restante constituído por substâncias dissolvidas, como proteínas, fatores de coagulação, sais, lipídios, hormônios e vitaminas.
O plasma, também conhecido como quarto estado físico da matéria, é formado quando uma substância no estado gasoso é aquecida até atingir um valor tão elevado de temperatura que faz com que a agitação térmica molecular supere a energia de ligação que mantém os elétrons em órbita do núcleo do átomo.
Sangue total é a bolsa de sangue coletada do doador, antes de ser submetida ao fracionamento. Apresenta todos os componentes sanguíneos, tendo aproximadamente 450 ml. Não há atualmente indicação para o uso de bolsas de sangue total na terapia transfusional.
O sangue total é o sangue humano a partir da doação de sangue padrão. É utilizado no tratamento da hemorragia maciça, em transfusão de troca, e quando as pessoas doam sangue para si. Uma unidade tem níveis de hemoglobina de cerca de 10 g/L. Uma prova cruzada normalmente é feita antes do sangue ser doado.
A diferença entre soro e o plasma é que o soro é o plasma sem fibrinogênio, liberado após a coagulação do sangue, enquanto o plasma é preparado para coagulação do sangue, e com função no sistema imunológico.