Já a presença de depressões acumuladoras de água retarda o escoamento superficial. o traçado e a declividade dos cursos d'água definem a maior ou menor velocidade com que deixa a bacia à água de chuva que, escoando superficialmente, atinge as calhas naturais.
Dados fisiográficos: Todos aqueles que podem ser extraídos de mapas, fotografias aéreas e imagens de satélite. Basicamente são áreas, comprimentos, declividades e coberturas de solo medidos diretamente ou expressos por índices.
Escorrência superficial ou escoamento superficial é a terminologia usada em hidrologia que define o fluxo de água que ocorre na superfície do solo quando este se encontra saturado de umidade. ... Quando a chuva atinge a superfície terrestre parte da água se infiltra no solo e a quantidade de excedente escoa na superfície.
Vazões máximas são grandezas hidrológicas aplicadas a projetos de obras hidráulicas e vazões mínimas são utilizadas para a avaliação das disponibilidades hídricas em bacias hidrográficas e comportamento do escoamento subterrâneo.
As metodologias eleitas para a estimativa de vazão máxima foram: i) o método Racional; ii) o método Racional Corrigido; iii) o método I-Pai-Wu; iv) o método de Ven te Chow; v) o método McMath.
A vazão de projeto constitui-se em dado fundamental para o dimensionamento de estruturas hidráulicas em obras de engenharia e na obtenção de cotas de alerta de inundações. Necessita-se, para sua determinação, de metodologias de cálculo confiáveis e seguras.
A vazão mássica é igual ao produto da vazão volumétrica pela densidade do fluido . Na prática, como é difícil a medição direta da densidade do fluido e a composição dos gases é constante, usam se as medições da temperatura e da pressão para inferir a densidade.
Assim para converter vazão mássica para volumétrica, divide-se a vazão mássica pela massa específica do fluido. Do mesmo modo, para converter vazão volumétrica em mássica, multiplica-se a vazão volumétrica pela massa específica do fluido.
A vazão mássica é medida em kg/s (unidades SI) enquanto a vazão volumétrica é medida em m3/s (unidades SI). No caso de fluídos incompressíveis, as vazões mássica e volumétrica são relacionadas pela densidade ρ do fluído.
Aqui está a equação para calcular o número de Reynolds de um fluído em um tubo.