Osteócitos: são células achatadas com vários prolongamentos citoplasmáticos e que se destacam por serem o tipo celular mais abundante nesse tecido. Essas células estão no interior da matriz óssea, mais precisamente no interior das lacunas, estando presente apenas uma célula por lacuna.
A placa epifisária (ou placa do crescimento) é uma placa de cartilagem hialina localizada na metáfise da terminação dos ossos longos. A placa é encontrada em crianças e adolescentes, pois tem a função de auxiliar no crescimento ósseo.
Os discos intervertebrais funcionam como coxins (pontos de apoio) lubrificados que previnem o desgaste do osso das vértebras no decorrer dos movimentos da coluna espinal. O núcleo pulposo, é muito hidratado e absorve as pressões como se fosse uma almofada, protegendo as vértebras contra impactos.
Os discos intervertebrais Os 23 discos estão localizados entre as vértebras. Eles se conectam com as vértebras por meio das placas terminais. Essas placas têm um papel fundamental com o envelhecimento e o desgaste dos discos e vértebras.
A unidade funcional da coluna vertebral consiste em um conjunto formado por duas vértebras adjacentes e um disco intervertebral interposto (NORDIN, M.
No plano sagital, há quatro curvaturas: curvatura cervical, curvatura torácica, curvatura lombar e curvatura sacrococcígea.
As curvaturas secundárias (cervical e lombar) são extremamente móveis em relação às primárias (torácica e sacral). Das três curvaturas pré-sacrais, a torácica é a menos móvel, enquanto que o sacro, formado de vértebras soldadas, não apresenta qualquer movimentos entre os seus segmentos.
O movimento de extensão da coluna lombar ocorre no plano sagital. Os extensores do tronco são os músculos eretores da espinha, que incluem o iliocostal torácico, o longuíssimo dorsal, o espinhal torácico e o iliocostal lombar.
Como alongar corretamente
A maioria das pessoas tem dor na parte inferior das costas, ou região lombar, de vez em quando. Em muitos casos essa dor, conhecida como lombalgia, não é nada sério e alguns cuidados podem ajudar. De vez em quando, a lombalgia pode ser um sinal de um problema mais importante.
A coluna cervical é o segmento mais superior da coluna, sendo constituído por sete vértebras (C1 a C7). A seguir, encontramos a coluna dorsal ou torácica que é formada por doze vértebras (T1 a T12). A coluna lombar é constituída por cinco vértebras (L1 a L5).