Clichy, França
Foi assim que em 1950 a BIC apresentou ao mundo a BIC Cristal. Com um acabamento de ótima qualidade e preço acessível, o sucesso foi imediato e os franceses passaram a associar o termo BIC às canetas.
Nasce a BIC® Cristal Marcel Bich, acreditando no potencial da caneta esferográfica, adapta e aperfeiçoa a esferográfica inventada pelo húngaro László Biró e, em Dezembro de 1950, lança sua própria caneta esferográfica, em França, sob a marca BIC®, uma versão mais curta e memorável do seu próprio nome.
75 anos (25 de outubro de 1945)
Marcel Bich
A primeira esferográfica que escrevia em papel surgiu em 1938, em Budapeste. Marcel Bich, funcionário de uma fábrica de canetas-tinteiro na França, soube da novidade. E lançou sua versão em 1950. Fez tanto sucesso que acabou comprando a Birô, a rival de Budapeste, em 1957.
Em 1884, Lewis E. Waterman patenteou tal invenção. As canetas esferográficas, principal modelo usado atualmente, surgiram em 1937 por meio do húngaro Lásló Bíró, o qual se baseou em uma caneta que não borrava e cuja tinta não secava no depósito, como fazia a velha caneta-tinteiro.
POR QUANTO TEMPO UMA CANETA BIC® ESCREVE ANTES QUE A TINTA ACABE ? Cada esferográfica BIC® produz mais de 2 km de escrita.
O tamanho do ponto de uma caneta de ponta média é um milímetro, enquanto que a duração de sua tinta dura 2 quilômetros.
Aqueça a ponta da caneta com água quente para que a tinta flua normalmente. Coloque a água quente em cima da ponta da caneta por aproximadamente um minuto. O calor irá amolecer a tinta seca. Em seguida, rabisque um papel para verificar se a caneta está funcionando.
Podemos, além de escrever, usar como prendedor de cabelo, apito, medidor, furador, decoração, usar a parte de baixo como “caneta” de tablet, coçar as costas e, claro, atirar bolinhas de papel no amiguinho. As utilidades são infinitas e, com certeza, tem várias outras funções que podem ser pensadas.
É possível escrever até 3 quilômetros de uma única vez com uma caneta esferográfica. Isso porque o fluxo de tinta que desse tipo de caneta é constante, passando do tubo de reserva para uma pequena bolinha que fica na ponta (daí, inclusive, o nome esfero + gráfica).
Ao contrário do que alguns especulam, que o furo na tampa da caneta serviria para evitar vazamentos de tinta ou não deixá-la secar, é na verdade uma medida utilizada pensando na segurança, principalmente de crianças. As tampas de caneta têm furo na ponta para evitar asfixia.
Olá! A tinta de caneta é resultado de diversas reações químicas, que reagem com os tecidos humano, ou seja, pode ocasionar problemas graves. De acordo com a etiologia das neoplasias, contato constante com qualquer substâncias química não natural ao corpo humano pode ocasionar câncer.
Faça o seguinte: abra as duas tampas da caneta ao mesmo tempo e espere alguns segundos para que ela equalize a pressão interna. Ela deve voltar ao normal depois disso. O ideal mesmo é nunca abrí-las diretamente sobre o desenho e sempre testá-las antes do uso.
Veja os passos:
Mas, em geral, as canetas estouram quando há um aumento de pressão em seu interior. ... Isso costuma acontecer quando a ponta está entupida ou quando a caneta está submetida a altas temperaturas - quando a guardamos no bolso, por exemplo.
Nunca deixe sua caneta nanquim sem tampar pois isso fará com que a esponja da ponta resseque sendo necessário forçá-la cada vez mais para que a tinta volte a fluir. Essa pressão tornará a sua ponta mais sucessível ao desgaste.
Tinta nanquim Assim como as tintas de marcar, ambas são mais difíceis de retirar por isso recomenda-se usar gordura e ácido oléico alternando em várias aplicações, enxaguando a gordura com solvente para limpeza a seco.
Para trabalhar com nanquim é preciso um papel de gramatura alta. De 180 gr para cima. Não use sulfite 75 gr, ele não vai aguentar a tinta e vai ficar todo enrugado.
Como o nanquim funciona na prática: Basta misturar um pouco de tinta com um pouco de água em um potinho ou em um godê, variando as proporções para atingir a tonalidade desejada. A mistura pode ser feita molhando o pincel no nanquim e “lavando-o” na água. Só uma gotinha de nanquim já basta para deixar a água bem preta!
A tinta NANQUIM é um material muito usado para a escrita, o desenho e a pintura. ... Criada na China, o nanquim ganhou fama a partir de seu uso no Japão. As tintas artesanais e as industriais possuem componentes básicos como os pigmentos (corantes que dão cor às tintas) e os aglutinantes que dão liga aos pigmentos.
A caneta nanquim, ou mesmo a esferográfica, destina-se basicamente ao desenho linear. Para a obtenção de tons, portanto, recorre-se ao traçado de uma série de linhas paralelas, que, ao ser combinada com outra série de linhas, também paralelas mas orientadas em outra direção, resulta num tom sólido.
Adicione sal e vinagre ao suco de fruta e mexa bem. O vinagre ajuda a preservar a cor e o sal ajuda a prevenir a formação de bolor no suco.
Você pode usar a pena para escrever usando tintura de cabelo. Coloque a tintura em um recipiente de plástico limpo e mergulhe repetidamente a extremidade da pena na mesma, escrevendo com cuidado antes da tinta secar.
Misture duas colheres de sopa de corante azul a quatro colheres de sopa de água para fazer uma tinta azul-escura. Misture bem e guarde em um vidro pequeno. Essa tinta terá um bonito tom de azul.
Como fazer uma caneta Touch Screen!
Passe um pedaço de fita pelo centro do lápis para prender bem o papel alumínio. Passe um pedaço de fita adesiva na ponta da caneta stylus. Esse material protegerá a tela de arranhões do papel alumínio. Teste a stylus para ver se ela funciona.
Modo de fazer: