Kattegat, é sem dúvida alguma, o território mais importante de Vikings. É o local em que Ragnar nasceu e se tornou rei. Mas afinal de contas, a cidade existe na vida real? Onde ela se localiza no mapa?
A Kattegat da vida real é bem diferente do que vimos na série, sendo ela um extensa área marítima, que fica entre a Dinamarca, a Noruega e a Suécia, veja abaixo:
A localização de Kattegat é melhor representada em Valhalla, já que a pequena cidade é agora um enorme porto comercial governado por Jarl Haakon. Com aproximadamente 12.000 milhas quadradas, Kattegat, na Noruega, possui grandes portos ao seu redor, entre eles Gotemburgo, Aarhus, Aalborg, Halmstad e Frederikshavn.
Categate (em dinamarquês: Kattegat; em sueco: Kattegatt) é um estreito entre a Dinamarca e a Suécia, limitado do lado sueco pela costa da Escânia, da Halândia, de Gotemburgo e de Bohuslän até à ilha de Marstrand, e do lado dinamarquês pela península da Jutlândia e pelas ilhas de Fyn e da Zelândia.
Voltemos a Kattegat, que é como os holandeses (!) mais tarde chamariam este trecho de mar hoje entre a Suécia e a Dinamarca, que conecta o Mar do Norte ao Mar Báltico. Eis Kattegat, aquele estreito entre a Dinamarca e a Suécia. Ao sul, a Ponte Oresund cruza os 8 Km separando os arredores de Copenhague e Malmo.
As terras conquistadas na Ânglia Oriental são agora administradas por Ubbe, Hvitserk e Ivar após a morte de Sigurd. Ivar convence seus irmãos a expandirem seus territórios e seguirem rumo a York.
O que torna uma caminhada bastante arriscada por suas águas é o fato de Kattegat ser bastante raso, consistindo de muitos recifes e correntes perigosas: um problema mostrado no spinoff dos Vikings durante a jornada de Leif Eriksson e Freydis Eriksdotter (Frida Gustavsson) para Kattegat.
Na cultura pagã, as mulheres costumavam ser chefes de família se seus maridos enfrentam a morte certa. Jarl Haakon é tecnicamente uma criação para Valhalla. No entanto, o governante de Kattegat provavelmente recebeu seu nome de Haakon Sigurdsson, que governou a Noruega no final do século 10.
Jarl Haakon (Caroline Henderson) é apresentada como a líder de Kattegat Noruega durante a 1ª temporada de Valhalla, e é a primeira governante negra dentro dos limites do universo Vikings. Contudo, ela realmente governou Kattegat?
Indo direto ao ponto, podemos dizer que sim, Kattegat (termo que podemos traduzir como “portal do gato”) é um local que realmente existe, mas não da maneira que a série retratou.
O personagem da série original, Ragnar Lothbrok (Travis Fimmel) é dito ser de Kattegat e da Noruega na série. No entanto, não conhecem a verdadeira lenda dos pagãos por vir de lá, embora também não haja nada para dizer que ele não veio.
Ao fim, os dois refletem sobre suas histórias em uma bela cena. Finalmente, a batalha pelo trono de Kattegat continua com Harald usurpando a posição. Ele se casa com a viúva de Ironside, mas logo descobre que ela é uma feiticeira. Ela acaba como rainha de Kattegat enquanto ele morre na batalha da Inglaterra.
A segunda parte dessa temporada mostra o retorno de Ragnar, mais misterioso do que antes, ele decide retomar as expedições para a Inglaterra e tentar aplacar seus erros. Junto com seu filho, Ivar (Alex Høgh Andersen), eles passam por muitas dificuldades no caminho e estreitam sua relação.
No entanto, depois da derrota de Ragnar, Aslaug se torna o único governante de Kattegat até que Lagertha recupere a antiga posição do marido. Lagertha, posteriormente, constrói extensas fortificações ao redor da cidade. Até que Kattegat é tomada por Ivar, tornando-se um rei tirânico e cruel. O governo de Ivar dura cerca de um ano antes de seu irmão Bjorn Ironside unir forças com o rei Harald. Bjorn e Harald navegam para Kattegat e unem com Hvitserk e o rei Olaf. Ivar melhora muito as fortificações de Kattegat e a qualidade das defesas é comprovada durante o Cerco de Kattegat. Mas ele é deposto como rei de Kattegat e Bjorn é saudado como seu novo rei.
Acontece que Kattegat Norway existe fora das séries, embora a localização não seja a mesma de como é apresentado nelas. Na série, Kattegat é uma cidade localizada na Noruega. Na realidade, Kattegat não é uma cidade, embora ainda esteja localizada na área escandinava.
Em contrapartida, Siggy, que outrora fora rainha, salva dois filhos de Ragnar e Aslaug de morrerem afogados, porém ela acaba morta no lugar das crianças. Floki, o melhor amigo e braço direito de Ragnar, mata Athelstan.
Rollo tenta se enquadrar nos hábitos franceses e chega a matar um acampamento Viking para ser aceito. Isso mesmo, ele trai seu povo em busca de poder. É a típica síndrome do segundo filho, que acompanhamos em várias outras séries.
sexta temporada
Filmada na Irlanda, a série estreou em 3 de março de 2013 no Canadá e terminou em 30 de dezembro de 2020 com distribuição em streaming pela Prime Video. Vikings é inspirada nas sagas do Viking Ragnar Lodbrok, um dos mais conhecidos heróis nórdicos lendários e chamado de flagelo da Inglaterra e da França.
No episódio seis da sexta temporada de Vikings, a famosa personagem Lagertha foi morta. A profecia do Vidente (interpretado por John Kavanagh) se tornou realidade e ela morreu como previsto, nas mãos de um dos filhos de Ragnar Lothbrok (Travis Fimmel).
Ragnar: Você não é meu irmão. Nunca foi. Hoje um de nós vai morrer! ... Rei Aelle: Eu prometi a Deus e aos seus Anjos que um dia eu mataria Ragnar Lothbrok!
A saída do ator Travis Fimmel do elenco da série “Vikings” gerou grande repercussão. Antes de continuar é importante avisar que haverá spoilers sobre a produção. Ragnar Lothbrok deixou a série durante uma cena dramática em que foi jogado em um poço cheio de cobras venenosas pelo Rei Aelle.