A isomeria é um fenômeno que ocorre quando duas ou mais substâncias diferentes possuem a mesma fórmula molecular, mas diferentes propriedades e fórmulas estruturais. Essas substâncias são isômeras entre si.
Isômeros são moléculas de substâncias orgânicas que apresentam a mesma fórmula molecular, mas possuem propriedades e características estruturais diferentes. É importante conhecê-los para, principalmente, a função de certos princípios ativos e medicamentos.
Estereoisômeros. Os estereoisômeros não são isômeros constitucionais. Os estereoisômeros têm seus átomos ligados na mesma sequência, mas eles diferem no arranjo de seus átomos no espaço. Estereoisômeros (também chamados de isômeros configuracionais) são substâncias diferentes que não se convertem facilmente.
O que são isômeros?? São compostos em que ocorre a isomeria,fenômeno caracterizado pela ocorrência de duas ou mais substâncias diferentes que possuem a mesma fórmula molecular, porém possuem fórmulas estruturais diferentes. ... Isômeros são compostos que apresentam a mesma fórmula molecular, apesar de serem diferentes.
Alguns desses fármacos são qui- rais ou têm quiralidade, ou seja, têm em sua estrutura um ou mais átomos (na maioria das vezes carbono) que têm a sua orientação tridimensional muito bem definida.
Compostos quirais geralmente possuem em sua estrutura pelo menos um carbono assimétrico. Esse conceito é muito importante para a indústria farmacêutica, pois quando determinado fármaco é desenvolvido é preciso saber quais são os seus efeitos no organismo humano. ...
Os chamados medicamentos quirais produzidos sinteticamente constituem uma mistura racêmica (presença de isômeros). Eles têm em sua estrutura átomos com orientação tridimensional, uma modificação dessa orientação ocasiona a diminuição ou mudanças nos efeitos biológicos do medicamento.
A identificação de um carbono quiral é o critério fundamental para dizer que uma molécula orgânica possui atividade óptica, ou seja, que é capaz de polarizar e desviar o plano da luz.
Um centro quiral consiste num átomo que se encontra ligado a quatro átomos ou grupos atómicos diferentes.
Carbono quiral é um átomo de carbono que apresenta quatro ligantes diferentes. A presença de um carbono quiral indica que o composto apresenta um tipo de estereoisomeria denominado de isomeria óptica (clique aqui e saiba quais são as características desse tipo de isomeria). ...
Um carbono assimétrico ou quiral é um átomo de carbono que está ligado a quatro grupos diferentes entre si.
Por exemplo, o hormônio adrenalina possui dois enantiômeros, o dextrogiro e o levogiro.