Resposta: Uma equação termoquímica é uma forma de se representar uma reação química, semelhante a uma equação química comum, que informa a variação de entalpia resultante do processo, a pressão e a temperatura ambiente, podendo informar também os estados físicos dos reagentes e produtos.
As equações termoquímicas devem indicar: a variação da entalpia, os estados físicos e variedades alotrópicas, a temperatura e a pressão, além do número de mol dos elementos. As equações químicas são formas de se representar as reações químicas.
A Termoquímica é a área que estuda as situações em que reações químicas e fenômenos físicos ocorrem com absorção ou liberação de energia na forma de calor.
As equações termoquímicas são formas de representar os processos que envolvem troca de calor. Dessa forma, é necessário indicar todos os fatores que podem afetar o valor da entalpia (assunto do nosso próximo tópico) — que é sempre representado em termos de energia por quantidade de matéria (kJ/mol, por exemplo).
A termoquímica estuda as reações químicas e as mudanças de estado físico que envolvem trocas de calor. A Termoquímica é um ramo da Química que estuda as reações e os processos de mudança de estado físico que envolvem trocas de energia na forma de calor.
As equações químicas são formas de se representar as reações químicas. De modo similar, as equações termoquímicas são usadas para representar os processos que envolvem troca de calor, que podem ser endotérmicos (com absorção de calor) ou exotérmicos (com liberação de calor).
Resposta. Resposta: Creio que esteja falando sobre os processos endotérmico e exotérmico. A diferença entre eles é que o processo endotérmico absorve calor enquanto o exotérmico libera.
Os processos endotérmicos e exotérmicos envolvem trocas de calor e são estudados pela Termoquímica. Em nosso cotidiano, várias reações químicas e processos físicos envolvem trocas de energia na forma de calor.
Uma reação endotérmica é uma reação química cuja energia total (entalpia) dos seus produtos é maior que a de seus reagentes, ou seja, ela absorve energia (na forma de calor). Um exemplo seria a decomposição da bauxita, para obtenção de alumínio. ... Logo, a variação de entalpia é positiva.
Todas as reações químicas e bioquímicas liberam ou absorvem energia do ambiente de alguma forma. Os processos que liberam calor são denominados exotérmicos e nos transmitem sensação de aquecimento. ... Tais processos – evaporação e fusão da água – absorvem calor do ambiente e isso pode ser percebido pelo nosso corpo.
Uma reação exotérmica é uma reação química cuja energia é transferida de um meio interior para o meio exterior, aquecendo o ambiente consequentemente. Ou seja, ocorre liberação de calor, sendo, portanto, a energia final dos produtos menor que a energia inicial dos reagentes.
São exemplos de transformações endotérmicas e exotérmicas, respectivamente a) o processo de carregar uma bateria e a queima de uma vela.
A) A fusão é um processo endotérmico, pois é uma mudança de estado do solido (estado menos energético), para o estado liquido ou gasoso (estados mais energéticos).
Se a entalpia inicial for maior que a final ela será negativa, pois significa que ocorreu uma reação exotérmica, ou seja, houve liberação de calor. Caso a entalpia final seja maior que a inicial ela sempre será positiva, visto que ocorreu uma reação endotérmica, isto é, absorveu calor.
Assim sendo, podemos concluir que a fusão, a vaporização e a sublimação são processos endotérmicos, enquanto a solidificação e a condensação são processos exotérmicos. Nesses casos não há reação química, mas sim, transformações ou fenômenos físicos com absorção ou liberação de calor. FELTRE, Ricardo. Química volume 2.