A cartografia social permite às populações desenhar, com ajuda de profissionais, mapas dos territórios que ocupam. No Brasil, as primeiras iniciativas foram desenvolvidas em territórios da Amazônia Legal, e depois se estenderam para outras regiões brasileiras, especialmente na área rural.
Cartografia Social ou NovaCartografia é um ramo do conhecimento cartográfico que possui um grande apelo social devido, principalmente, ao fato de dar poder aos povos tradicionais em situação de risco territorial, auxiliando-os na demarcação de seus próprios limites de caça, pesca, extrativismo e etc.
Cartografia é a ciência que representa graficamente uma área geográfica ou uma superfície plana. É o estudo que atua na concepção, a produção, divulgação, representação e todo o processo dos mapas. ... Além da representação física, a cartografia é utilizada para ilustrar a realidade social, econômica, histórica e cultural.
Com a cartografia é possível estudar e monitorar fenômenos naturais, alterações no meio ambiente e na atmosfera, fazer a previsão do tempo, planejamentos ambientais e de rotas da aviação, observar vulcões, erosões de solo, inundações e saber os níveis do desmatamento.
Considerando a maneira como as projeções são elaboradas, ou seja, os métodos utilizados e os resultados produzidos, existem três principais tipos de projeções cartográficas: a cilíndrica, a cônica e a plana (também chamada de polar ou azimutal).
A Cartografia é a área do conhecimento que se preocupa em produzir, analisar e interpretar as diversas formas de se representar a superfície, como os mapas, as plantas, os croquis e outras composições. ... Diferenças conceituais à parte, a produção de mapas e desenhos para a representação do espaço é muito antiga.
Resposta. Resposta: Esfericidade da terra e a inexistência de monstros no mar.
Podemos dizer que a cartografia surgiu por volta do ano de 2.