Derivador de Corrente (shunt) é uma resistência elétrica de baixo valor ôhmico. Ao passar uma corrente elétrica pela resistência, cria-se uma diferença de potencial (d.d.p) geralmente normalizada. Essa d.d.p é inserida no instrumento de Bobina Móvel com as mesmas faixas de calibração do derivador shunt.
Cardiopatias Congênitas – Shunts da Esquerda para a Direita Um shunt é uma comunicação anormal entre os compartimentos ou vasos sanguíneos. Os canais anormais permitem o fluxo de sangue da esquerda para a direita ou a o contrario dependendo das relações de pressão.
O recurso do shunt é amplamente empregado nas escalas de corrente dos multímetros analógicos comuns e em todos os casos onde um instrumento de bobina móvel ou ferromagnético deva ser usado na medida de correntes.
Shunts Resistivos Resistência de derivação para medição de corrente contínua. O Shunt é principalmente empregado para medições de correntes elevadas, sendo calculado de tal maneira que, a uma determinada corrente nominal, se tenha uma queda de tensão, geralmente ou 300 mV.
Para fazer e calibrar o Shunt de forma correta você deverá utilizar alguma carga que ja saiba o consumo dela em Amperes, neste caso foi utilizado uma Lâmpada de carro de 21 watts que da exatamente 1.
Para fazer um fio resistor, escolha um fio com base nas suas propriedades, anexe conectores a ele e, em seguida, meça sua resistência. O fio escolhido deve ter um diâmetro grande, uma vez que fios longos e finos têm mais resistência.
Como medir corrente elétrica
Coloque a ponta de prova vermelha na ponta A do condutor e a ponta de prova preta na ponta B do condutor e isole. Agora você pode energizar o circuito, assim obtendo os valores da corrente elétrica que passa neste condutor, mas lembre-se sempre de emendar o corte feito e isolá-lo.
Para saber o consumo em Amperes (A), divida a potência dada em Watts (W) pela Tensão utilizada em Volts (V). Logo a carga do projeto é de 2,8A que é equivalente à 33,6W.
Para saber quantos ampères seu aparelho precisa para um bom funcionamento e sem risco de queimar, faça a seguinte conta: Watts do aparelho dividido por Volts (W/V). Por exemplo, um chuveiro tem 6800W e a voltagem é 220V, com a divisão o resultado é 30.
Fonte 12 volts 1 amperes.
Para calcular o resistor adequado para o led você vai precisar:
Corrente recomendada para os tipos de LEDs. LED de 3mm difuso, use corrente entre 4mA a 7mA. LED de 5mm difuso, use corrente entre 5mA a 10mA. LED de 5mm de alto brilho (normalmente são os tipo "cristal") use corrente entre 10mA a 15mA.
2- Se ligar um led "para" 3V em 4V ele queima.... todo led necessita de um resistor em série para limitar a corrente elétrica que passa por ele, o led. Essa corrente máxima depende do led (fabricante), geralmente para leds comuns 20mA é suficiente.
Então o correto é calcular individualmente um resistor para cada um dos LEDs.
A função de todo resistor é limitar a corrente no circuito. Sem o resistor nesse circuito o LED iria queimar. A corrente IDEAL que deve passar no LED é de 20mA. Mas no caso, se você usasse um resistor de 500 ohms o LED iria acender normalmente, só que com menos luminosidade, então seria menos corrente no circuito.
Led em 5v=resistor de 560 ohms led em 12v=resistor de 1k(1000 ohms).
Figura 1 – Circuito para ligar de 1 a 3 LEDs na rede de energia de 110 V ou 220 V. O resistor R1, que é de fio de 5 watts com 10 k ohms para a rede de 110 V e 22 k ohms para a rede de 220 V, reduz a tensão e a corrente aos níveis que o LED precisa.
Porém, para ligar mais de um rolo de fita com a mesma fonte, faça a ligação em paralelo da fita até a fonte. A ligação em série poderá danificar a fita. De forma geral, instalar uma fita led é muito simples. Basta conectar a saída da fonte nos terminais da fita led, e plugar a fonte na tomada elétrica.
Coloque os fios da fita de LED no conector que vem junto do produto com atenção à polaridade deles (é só encaixar e prender os parafusinhos com uma chave de fenda fina). Depois, é só juntar o conector e o plug que vai na tomada para conseguir iluminar o seu ambiente.
Usando um capacitor, é preciso primeiro acumular carga suficiente para que haja tensão suficiente para acender o LED. Pode ser necessário espremer muitas vezes o sensor para que o capacitor atinja a tensão mínima para acender o LED.
se inverter a polaridade,o led poerá queimar. Voce pode inverter a polaridade do led a vontade, desde que respeite a tensao de trabalho do mesmo, ou seja, se ele eh 3V, voce pode ligalo invertido em 3V que simplesmente nao vai ligar, mais se ligar em 12V, ele queima na hora. ... Se ligar direto no +12V ou +5V o led pifa!
Se for usar em 12V recomendo 220 OHMS, as cores são VERMELHO, VERMELHO, MARROM. Se for usar com leds de alto brilho recomendo também usar resistores de 1/4W ou 1/2W de potência de dissipação.
Em série as tensões se somam e a corrente consumida é a mesma. Não há vantagem em ligar leds em paralelo. Como é na linha de 12v, você pode ligar 3 ou 4 leds em série, dependendo do led. Em paralelo você pode ligar muitos, já que uma boa fonte fornece uns 50A ou mais na linha de 12v e um led consome cerca de 20mA.