O Roteiro da Atividade é como se fosse um plano de aula, trazendo o passo a passo das atividades que se pretende desenvolver na aula prática. Esta é uma atividade programada para o primeiro encontro.
Em todos os casos, o roteiro é o fio condutor de todos os aspectos da sua apresentação, principalmente do conteúdo com a linha de raciocínio. Ele é o primeiro passo que você precisa dar e é o que vai garantir que você não fuja do foco na hora de se preparar.
Um roteiro é a forma escrita de qualquer espetáculo audiovisual. Tudo aquilo que vemos nas telas de cinema foi antes colocado em palavras pelos profissionais que chamamos de roteiristas. Trata-se de um documento narrativo utilizado como diretriz para a gravação de filmes, programas televisivos ou jogos eletrônicos.
Roteiro bom é aquele bem amarrado em que os acontecimentos não parecem forçados, você entende as atitudes dos personagens mesmo discordando moralmente delas e o tema proposto prende sua atenção. De qualquer forma há até quem filme sem roteiro.
Da mesma forma que um artista visual pode traçar o rascunho de sua obra antes de colocar a tinta efetivamente na tela, o roteirista também pode passar por estágios de esboçar sua história antes de propriamente escrever o roteiro.
Nesse momento inicial, o profissional e o paciente devem se conhecer. Será uma conversa leve, em que o psicólogo pergunta informações básicas sobre a vida do paciente: quem ele é, o que faz, com o que trabalha etc. Além disso, também questionará sobre as razões que o levaram até à terapia.