O sistema de rosca métrico é identificado pelo passo de rosca, ou seja, pela distância entre os filetes de rosca. ... Ou seja, entre um filete e outro há uma distância de 1,25 mm. Exemplo 2: um parafuso M16 de rosca fina (MB) possui um passo de rosca de 1,50 mm.
Redonda: Parafusos de grandes diâmetros sujeitos a grandes esforços, como por exemplo Equipamentos ferroviários. Quadrada: Parafusos que sofrem grandes esforços e choques, como por exemplo, prensas e morsas.
A rosca sem-fim apresenta também perfil trapezoidal, e é um componente que funciona, geralmente, em conjunto com uma coroa (engrenagem helicoidal), possibilitando grande redução na relação de transmissão de movimento. Esta rosca é muito utilizada na construção de conjuntos fuso e porca com esferas recirculantes.
Cossinete ou Caçonete , também conhecido por tarraxa, é uma ferramenta própria para executar o rosqueamento externo (em parafusos por exemplo), manualmente como numa máquina.
Porta cossinete ou suporte de cossinetes é utilizado para abertura de roscas em peças metálicas, manualmente. Utilizados para giro manual de cossinetes de rosquear metais, versões "métrica e polegada", adaptando-se aos diversos padrões de cossinetes disponíveis.
São ferramentas fabricadas de aço rápido ou de aço de liga temperado e filetado, com a função de gerar roscas externas em eixos, parafusos e tubos para união com porcas, furos roscados e luvas roscadas.