É uma forma de governo na qual há um único detentor do poder político-estatal, isto é, o poder está concentrado em um único governante, podendo ser este um líder, um comitê, um partido, uma assembleia, etc. O governante tem controle absoluto em todos os níveis do Estado.
A configuração política bizantina se conceituava como uma autocracia absoluta. Ou seja, as decisões políticas eram oriundas dos ideais do governante, sem a necessidade de uma legitimação para além do poder real.
O imperador bizantino era o chefe religioso da Igreja, estando acima do Patriarca/Papa e uma parte do título do imperador era Isapostolos (Igual aos Apóstolos). Ele tinha poderes ilimitados: um absolutista.
Constantino I o Grande
A antiga capital chamada Bizâncio, ou chamada ainda no imperio Bizantino de Constantinopla e atualmente chamada de Istambul, foi o centro mais poderoso depois do declínio do império Romano.
Apesar do esforço encetado por Constantino, já não era possível a união desejada, porque se tinha cavado um fosso entre ambas as partes do império. ... Nesta transformação Bizâncio passaria a chamar-se Constantinopla e ficou conhecida como uma nova Roma.
adjetivo, substantivo masculino De Bizâncio. Discussões bizantinas, discussões ociosas, estéreis, fúteis. Estilo bizantino, arquitetura bizantina, gêneros peculiares ao império do Oriente (igrejas com cúpulas, mosaicos).
Resposta: O imperador Teodósio com o objetivo de facilitar a administração e a defesa de todo o seu território,dividiu o Império Romano em Ocidente e Oriente.
Mediolano