1. [ Arquitectura ] Ornato arquitectónico triangular que encima geralmente o topo da parte central de um edifício. 2. [ Arquitectura ] Ornato triangular no topo de portas, janelas, pórticos ou peças de mobiliário.
Rodabanca, ou backsplash, é uma faixa de revestimento fixada sobre a bancada da cozinha ou banheiro. ... Assim como o rodapé protege o “pé” da parede, essa faixa de revestimento faz a proteção da superfície acima da bancada.
Um frontão é um conjunto arquitetônico de forma triangular que decora normalmente o topo da fachada principal de um edifício, sendo constituído por duas partes essenciais: a cimalha (base) e as empenas (dois lados que fecham o triângulo). Provém da arquitetura clássica greco-romana.
Pausânias, o viajante do século II, que visitou a Acrópole e viu o Partenon, descreveu os frontões. O frontão do lado leste representa o nascimento de Atena saída da cabeça de Zeus, enquanto o do oeste apresenta a disputa entre ela e Poseidon pela cidade de Atenas.
Templo grego
A palavra Partenonsignifica "a sala da virgem", e o objetivo de tal edifício era prestar uma homenagem à deusa Atena. De acordo com estudos realizados, o templo de mármore branco era originalmente pintado de maneira chamativa, nas cores vermelho, azul e ouro.
Levados de Atenas para Londres no século XIX por Lorde Elgin, os Mármores do Parthenon são um símbolo da grandeza artística dos gregos. ... Em 1687, foi alvo de bombardeamento por parte de navios venezianos, que estavam em batalha contra os turcos que dominavam Atenas.
V a.C.) 3 O Partenon é um símbolo da democracia grega (importância da acrópole nas cidades – sede administrativa civil e religiosa), sendo construído para substituir um antigo templo destruído pelos persas. Servia como tesouraria, guardavam-se as reservas de moeda e metais preciosos da cidade.
Construído na época de Péricles para comemorar a vitória sobre os persas, o Partenon dominava a cidade de Atenas desde a colina da Acrópole. Em seu interior, era venerada uma estátua colossal de Atena Partenos, de 12 metros de altura. ... Você o veria assim caso tivesse sido turista na época de Péricles (c.
447 a.C.
2.
construção dórica
A Acrópole de Atenas foi construída por volta de 450 a.C., sob a administração do célebre estadista Péricles, que coordenou a construção de um dos mais importantes edifícios....Acrópole de Atenas.
Atenas
Resposta: As colunas deste templo seguiram o estilo arquitetônico dórico (veja abaixo). A arquitetura grega antiga pode ser dividida em três estilos: 1 – Coríntio - pouco utilizado pelos arquitetos gregos, caracterizava-se pelo excesso de detalhes. Os capitéis das colunas eram, geralmente, decorados com folhas.
Explicação: Acrópole servia como refúgio para os habitantes das cidades no momento de ataques militares dos inimigos. Serviam também para observação militar. Os gregos também costumam construir templos religiosos na Acrópole.
A acrópole era a parte mais elevada da cidade, funcionando como fortificação de defesa e também era um local de templos religiosos e edificações da administração política. A discussão política da comunidade era realizada na ágora, havendo ainda edifícios públicos neste local.
Na Grécia Antiga, a Acrópole era o ponto mais alto da cidade (geralmente uma montanha). A Acrópole possuía um papel muito importante na vida das pólis (cidades-estado) gregas. ... A mais conhecida foi e continua sendo a Acrópole de Atenas, que abriga o Partenon (templo da deusa grega Atenas).
O Ponto Mais Alto de Atenas - Mount Lycabettus
Resposta: A pólis grega era formada, basicamente, por uma Acrópole, uma Ágora, uma Khora e uma Ástey. A acrópole corresponde à parte mais elevada, alta da pólis, onde existiam templos dedicados aos deuses. Ficava acima da Ágora, que era a parte mais pública da comunidade.
A Acrópole possuía um papel muito importante na vida das pólis (cidades-estados) gregas. A Acrópole servia como refúgio para os habitantes das cidades no momento de ataques militares dos inimigos. Servia também para observação militar. Os gregos também costumam construir palácios e templos religiosos na Acrópole.
A acrópole era o local onde ficavam as edificações públicas e administrativas mais importantes, além do Templo de Atenas, o Parthenon. ... Vários estudiosos do urbanismo, de Benévolo a Munford, destacam a importância da ágora ateniense para a história de Atenas.
O modelo ateniense baseava-se na democracia direta, ou seja, as decisões relativas à coisa pública eram tomadas pelo grupo de cidadãos que pertencia à pólis. Tais decisões eram debatidas em espaços públicos, como a ágora. ... Em Atenas eram considerados cidadãos apenas os homens gregos e livres.