Fato social é um conceito sociológico que diz respeito às maneiras de agir dos indivíduos de um determinado grupo e da humanidade em geral. Segundo Émile Durkheim, pensador francês considerado clássico da sociologia, os fatos sociais moldam a maneira de agir das pessoas pela influência que eles exercem sobre elas.
"É fato social toda a maneira de fazer, fixada ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior; ou ainda, toda a maneira de fazer que é geral na extensão de uma sociedade dada e, ao mesmo tempo, possui uma existência própria, independente de suas manifestações individuais".
Quando definiu o objeto de estudo da sociologia em sua obra As regras do método sociológico, Émile Durkheim propôs o conceito de Origem: Geekie. a) mais-valia.
O objeto da sociologia, para Durkheim, são os famosos fatos sociais, que iremos explicar minuciosamente. Esses devem ser vistos pelo cientista social como “coisas”, facilitando o afastamento de pré-noções e tratando os seus objetos de estudo de maneira objetiva.
Combater a alienação e a desumanização era, para Marx, a função social da Educação. Para isso seria necessário aprender competências que são indispensáveis para a compreensão do mundo físico e social. O filósofo alertava para o risco de a escola ensinar conteúdos sujeitos a interpretações de partido ou de classe.
A designação «marxismo» acentua a importância de Karl Marx, no contexto desta corrente de pensamento, em relação a Friedrich Engels. A educação é um processo fundamental para a criação de estruturas de pensamento, para a criação ou manutenção de um determinado tipo de sociedade.
Entre as propostas retiradas das obras de Marx se têm: crítica à educação e a qualificação profissional burguesa; atrelamento da educação à vida nas sociedades burgueses, visando à superação; relação do proletariado com a ciência a educação e a Page 11 cultura: Marx entendiam essas como a serviço do capital, o processo ...
A pedagogia marxista partilha com a teoria marxista a concepção dialéctica e materialista da história e o entendimento de que a educação e a cultura são super-estruturas derivadas da infra- estrutura económica e social.
A concepção materialista de Marx carrega em sua base uma concepção de natureza e da relação do homem com essa natureza. Diferencia-se da natureza por modificá-la e por produzir além do que necessita também diferente das outras espécies animais, sendo esta uma atividade consciente.
Marxismo é um método de análise socioeconômica sobre as relações de classe e conflito social, que utiliza uma interpretação materialista do desenvolvimento histórico e uma visão dialética de transformação social. Assim, o sistema econômico e as relações sociais são chamadas de infraestrutura e superestrutura. ...