No entanto, noutros contextos, a expressão "em verdade" pode assumir (como o caso que apresenta) o significado de "em nome da verdade", perdendo a característica estereotipada de locução adverbial, e reassumindo o substantivo "verdade" o seu valor nominal de designação de um conceito.
Em grego, a verdade (aletheia) significa aquilo que não está oculto, o não escondido, manifestando-se aos olhos e ao espírito, tal como é, ficando evidente à razão. Em latim, a verdade (veritas) é aquilo que pode ser demonstrado com precisão, referindo-se ao rigor e a exatidão.
"Verdade absoluta" é definida como realidade inflexível: fatos fixos, invariáveis e inalteráveis. Por exemplo, é um fato fixo, invariável e inalterável que não existe, em nenhuma hipótese, nenhum círculo quadrado ou nenhum quadrado redondo.
Assim sendo, Jesus a verdade é a plenitude do que se deseja conhecer porque é real e por isso mesmo é a luz de Deus que é a existência, que é a verdade e dá liberdade, que desfaz a ilusão.
Aleteia (em grego clássico: Ἀλήθεια; romaniz.: Alétheia , lit. "verdade"; de a-, negação, e lethe, "esquecimento") é um daemon (espírito) que personifica a verdade e sinceridade e que é associada à romana Verdade (em latim: Veritas).
Integrante da mitologia Nórdica, Loki é conhecido como o “pai da mentira”, além de ser o deus do fogo, trapaça e magia, podendo se transformar em outros animais, como um cavalo, falcão etc.
Conheça as principais figuras da mitologia nórdica, incluindo Odin, Thor e Loki. Devido ao seu amor pela batalha, é o principal deus da mitologia nórdica – nascida em países do norte da Europa, como Suécia, Dinamarca e Islândia. Odin é o mais velho e sábio dos deuses.
Mercúrio, correspondendo a Hermes na mitologia grega, era filho de Júpiter e Bona Dea. Ele era o deus dos viajantes, ladrões e do comércio, sendo também, a personificação da inteligência. O deus Mercúrio era encarregado de levar as mensagens de um deus para o outro.
Habilidades do Deus Hermes Hermes é responsável por guiar as almas até o submundo de Hades. Dentre todas as atividades que realiza está a de mensageiro dos deuses, cabe a ele o papel de interpretar as vontades dos deuses.
Hermes teve grande quantidade de amores com deusas, semideusas e mulheres mortais, e gerou numerosa descendência. Entre os imortais, com Afrodite, a deusa do amor, teve Hermafrodito, e algumas versões do mito o dão como pai de Eros, concebido com a mesma mãe; Em algumas histórias ele foi pai ou filho de Príapo.
Vênus é ninguém menos que a personificação do amor e da beleza, na mitologia romana. Na cultura grega, atende pelo nome de Afrodite.
Mitologia. Vênus, a deusa do amor e da beleza, é equivalente a Afrodite na mitologia grega. ... A deusa Vênus era esposa de Vulcano, porém mantinha relações extraconjugais com Marte, o deus da guerra. Ela possuía um olhar vago, os seus olhos eram o ideal da beleza feminina, ela possuía um carro puxado por cisnes.
Está situado no sistema solar no segundo lugar entre os planetas a partir do sol. O nome do planeta em questão é proveniente da deusa romana Vênus. O planeta Vênus possui grande semelhança com a Terra, ambos são do tipo terrestre, além disso, são semelhantes quanto ao tamanho, massa e composição.
A constante busca pelo prazer em flertar e seduzir alguém é a principal característica da síndrome de Afrodite ou Don Juan.
A Síndrome de Don Juan é um transtorno caracterizado pela compulsiva necessidade de seduzir, envolver-se facilmente em relacionamentos amorosos e ter relacionamentos pouco duradouros ou quase inexistente. As pessoas com donjuanismo não se interessam pelo sexo e sim com o processo de conquista, o cortejo sentimental.
Afrodite
Afrodite
Hefesto
Zeus
Como toda história mitológica da época, não existe um autor específico por trás da lenda da Medusa, mas sim versões de diversos poetas. A mais conhecida história desse monstro ctônico do sexo feminino diz que ela teria tentando competir com a beleza da deusa Atena, que a transformou em um górgona, um tipo de monstro.
Atena sentiu-se tão ultrajada que tomou de Medusa sua imortalidade, fazendo-a a única mortal entre as górgonas. Em outras versões, Atena amaldiçoou as górgonas justamente porque quando Medusa ainda era bela, ela e Posídon se uniram em um templo de Atena, a deusa ficou ultrajada e as amaldiçoou.
Mito da Medusa Medusa era a mais conhecida das três irmãs Górgonas. Depois de transformadas em seres estranhos, Medusa, Esteno e Euríale passaram a viver no interior de uma caverna, que ficava no extremo ocidente da Grécia, próximo a um país chamado Hespérides e eram temidas por toda Grécia.
Ao contrário de suas irmãs górgonas, Esteno e Euríale, Medusa era mortal; foi decapitada pelo herói Perseu, que utilizou posteriormente sua cabeça como arma, até dá-la para a deusa Atena, que a colocou em seu escudo.