O fato social é o instrumento social e cultural que determina a maneira de agir, pensar e sentir na vida de um indivíduo. ... Exemplos de fatos sociais são as normas de convivência, valores e convenções que existem independente da vontade e da existência do indivíduo, como explica Durkheim.
O fato social deve atender a três características: a generalidade, a exterioridade e a coercitividade. A generalidade ocorre quando os fatos sociais são coletivos e não individuais. Assim, atingem a toda a sociedade.
Durkheim foi o primeiro sociólogo a delimitar um conjunto de regras específicas para o método de trabalho sociológico. Émile Durkheim foi um psicólogo, filósofo e sociólogo francês do século XIX. Junto a Karl Marx e Max Weber, compõe a tríade dos pensadores clássicos da Sociologia.
Para Durkheim o objetivo da sociologia é estudar o indivíduo e sua relação com o meio. Para ser mais exato, para ele, a sociedade parte do coletivo, ou seja, o indivíduo só atua como tal pois faz parte de um espaço maior, sendo esse a sociedade.
Na visão de Max Weber, a função do sociólogo é compreender o sentido das chamadas ações sociais, e fazê-lo é encontrar os nexos causais que as determinam. ... Mas o objeto da Sociologia é uma realidade infinita e para analisá-la é preciso construir tipos ideais, que não existem de fato, mas que norteiam a referida análise.