Textualidade é um conjunto de características que fazem com que um texto seja considerado como tal, e não como um amontoado de palavras e frases. ... Dois blocos de sete fatores, segundo Beaugrande e Dressler, são os responsáveis pela textualidade de qualquer discurso: Fatores semântico/formal (coerência e coesão);
10 regras de ouro para escrever um texto com clareza
Veja algumas dicas para escrever e-mails claros e assertivos:
Ao escrever um texto, o redator deve usar uma linguagem clara, de modo que os leitores consigam captar a mensagem. O autor deve levar em conta a situcionalidade. A situcionalidade diz respeito a adequação do texto para aquele contexto. Por isso o redator deve se atentar para a produção conforme o público alvo.
Pois bem, tal modalidade está relacionada à grande diversidade de gêneros textuais com os quais compartilhamos cotidianamente, os chamados textos instrucionais. Quanto à finalidade presente no discurso, eles têm por objetivo instruir o leitor acerca de um determinado procedimento.
Os aspectos formais dos textos são itens inseridos ou não que devem ser observados por quem escreve ou por quem vai analisá-los. Estes aspectos formais são a coerência e a coesão. Coerência é dar sentido ao texto. Já a coesão textual é a ligação entre as palavras.
Um texto é, maioritariamente, um conjunto organizado de palavras, que formam frases, que formam parágrafos, que formam o próprio texto.
O conceito de produção de textos orais e escritos baseia-se em teorias linguísticas da enunciação, que consideram a língua um fenômeno social, uma forma de ação e de interação social. Nessa perspectiva, produzir um texto significa dizer algo a alguém, por algum motivo, de algum modo, em determinada situação.