Resumindo, a computação em nuvem é o fornecimento de serviços de computação, incluindo servidores, armazenamento, bancos de dados, rede, software, análise e inteligência, pela Internet (“a nuvem”) para oferecer inovações mais rápidas, recursos flexíveis e economias de escala.
A Amazon EC2, Windows Azure e Rackspace são bons exemplos de IaaS.
Principais benefícios de Cloud Computing
As nomenclaturas IaaS, PaaS e SaaS referem-se ao modelo de disponibilização de soluções em nuvem. Os termos significam respectivamente: IaaS – infrastructure as a service (infraestrutura como serviço), PaaS – plataform as a service (plataforma como serviço) e SaaS – software as a service (software como serviço).
O SaaS, sigla para Software as a Service ou (Software como um Serviço), é uma maneira de entregar sistemas e aplicativos pela internet, e de armazenar e manipular dados.
Na modalidade SaaS, ao contratar um sistema de gestão para transportes por exemplo, o cliente não pagará uma concessão (licença) para utilizar o software de forma fechada. Neste tipo de prestação de serviço paga-se um valor mensal, a título de assinatura, para acessar os dispositivos oferecidos pelo sistema.
Empresas que desenvolvem, comercializam e distribuem os chamados Softwares as a Service. Elas são responsáveis por toda a infraestrutura do sistema. Também devem prover a sua disponibilização aos clientes.
R$ 2.