As empresas que instalam filiais fora de seu país de origem são classificadas como empresas transnacionais. Empresas que possuem matriz em seu país de origem e atuam em outros países através da instalação de filiais, são classificadas como empresas transnacionais.
Entre as transnacionais mais conhecidas estão: Coca-Cola, Pepsi, Nike, Adidas, Puma, McDonald's, Nestlé, Unilever, Toyota, Volkswagen, Fiat, Sony, Vivo, etc. O Brasil também possui empresas que atuam no mercado exterior: Petrobrás, Vale, Aracruz, Sadia, Perdigão, Gerdau, Votorantim, Odebrecht, entre outras.
Resposta. Porque nos países subdesenvolvidos a mão-de-obra é mais barata, além de ter benefícios fiscais. Os governos destes países baixam os impostos para atrair essas empresas multinacionais, já que com elas vem mais emprego e capital, o que pode ajudar a desenvolver aquele país.
As empresas transnacionais preferiram se instalar nas cidades em que a concentração populacional fosse maior e de melhor infra-estrutura, dando origem às grandes metrópoles. A industrialização gerou empregos para os profissionais qualificados, expandiu a classe média e o nível de consumo urbano.
As multinacionais tendem a ser impulsoras da globalização, pois a existência de tais empresas geralmente favorece a aproximação política e econômica entre os diversos países que estão envolvidos nas suas várias etapas produtivas, de modo a facilitar os acordos internacionais, assim como novas práticas comerciais.
Promovem alterações na distribuição espacial das indústrias pelo mundo, transferência de capitais provenientes de países mais desenvolvidos para os menos desenvolvidos, mudanças no padrão de consumo e nos hábitos da população, crescimento do comércio mundial etc.
A principal característica de uma empresa multinacional está em ser sediada em um país e possuir filiais mundo afora. Com o objetivo de obter máxima lucratividade, as empresas se instalam em países em desenvolvimento. ... Também é para o país de origem que é remetida a maior parte dos lucros obtida mas filiais do exterior.
Resposta. Resposta: A) Quando instaladas em um determinado país, estas empresas geram empregos diretos e indiretos, o que é bom para o trabalhador (mais oportunidades) e a economia nacional (mais dinheiro em circulação). Esses são alguns aspectos que mostram a importância das empresas multinacionais.