Dorsal oceânica (também chamada dorsal submarina ou dorsal meso-oceânica) é o nome dado a grandes cadeias de montanhas submersas no oceano. Estas cadeias originaram-se do afastamento das placas tectônicas e formam o maior agrupamento de montanhas do mundo, chegando a 65.
As Cordilheiras Oceânicas são feições longas e contínuas, fraturadas, com escarpamentos ladeados pelas planícies abissais. Esse sistema ocorre em todos os oceanos com uma extensão total superior a 70.
Explicação: A relação entre dorsais mesoceânicas e os limites divergentes das placas tectônicas está no limite de tensão tectônica, que dá origem as formações geológicas das dorsais mesoceânicas.
Sabe-se que as placas tectônicas são limitadas pelas zonas de convergência, subducção e conservativas. É correto afirmar que o limite relacionado às cordilheiras meso-oceânicas é o: ... convergente.
O que ocorre quando duas placas tectônica se chocam?? Se duas placas tectônicas embaixo de um território "terrestre", por assim dizer, se chocam podem causar terremotos. E caso se choquem abaixo do mar, podem causar maremotos e até gerar tsunamis.
Resposta. Ocorrem devido a propagação das ondas de choque entre as placas tectônicas.
Os movimentos divergentes, como o próprio nome sugere, representam as áreas de afastamento entre duas placas tectônicas e a consequente formação de fraturas nessas localidades, onde também o magma solidifica-se e renova a composição dessa crosta.
Resposta. ocorrência de abalos sísmicos, formações rochosas em certos pontos do planeta, de fato, pode-se observar em locais mais interiores das placas tectônicas formações rochosas mais antigas, enquanto locais mais extremos dessas placas formações mais recentes.
Quando os movimentos internos da Terra são de curta duração (sob o ponto de vista geológico) e caracterizam-se pelo choque entre duas placas tectônicas distintas, dá-se o nome de orogênese, ou movimentos orogênicos. Este processo costuma ocorrer em formações geológicas recentes e instáveis.
Movimento orogênico é o movimento horizontal das placas. Pode ser convergente, quando há colisão de placas, ou divergente, quando ocorre separação das mesmas.
Orogénese ou orogênese (do grego: Oros, montanha; e genesis, formação), ou ainda orogenia, é o conjunto de processos que levam à formação ou rejuvenescimento de montanhas ou cadeias de montanhas produzido principalmente pelo diastrofismo (dobramentos, falhas ou a combinação dos dois), ou seja, pela deformação ...
Resposta. Explicação: Movimentos da Terra pode se referir a: Rotação da Terra — movimento em torno do seu próprio eixo, dura aproximadamente 23 horas 56 minutos para se completar. Translação da Terra — movimento em torno do Sol, dura aproximadamente 365 dias e 5,59 horas.
O planeta Terra não é estático no universo, assim como acontece com todos os corpos celestes. Ele realiza uma série de movimentos envolvendo a órbita em torno de si mesmo, ao redor do sol, em conjunto com a Via Láctea e com o próprio universo. ... A principal consequência desse movimento é a sucessão dos dias e das noites.
Quanto mais quente, menos denso o líquido se torna, fazendo com que ele suba e o que está menos aquecido desça. Porém, ao subir, a temperatura do líquido mais quente diminui e a do mais frio, ao descer, eleva-se, dando continuidade ao ciclo. No interior da Terra, o processo é o mesmo.