O agrupamento de duas ou mais consoantes, sem vogal intermediária, recebe o nome de encontro consonantal. ... - os que resultam do contato consoante + l ou r e ocorrem numa mesma sílaba, como em: pe-dra, pla-no, a-tle-ta, cri-se...
Chamamos de encontro consonantal o agrupamento de consoantes, em sequência, na palavra, fazendo parte da mesma sílaba ou não. Os encontros consonantais possuem classificações: podem ser puros (também chamados de perfeitos) ou disjuntos (também chamados de imperfeitos).
Por encontros consonantais entende-se que são palavras que contêm duas ou mais consoantes juntas, sem intervenção de vogal. São exemplos de encontros consonantais as palavras: prato, fraco, trio, psicose e ritmo./span>
Então, o que os diferencia é que, no dígrafo consonantal, duas consoantes representam um fonema; já no encontro consonantal, as consoantes representam fonemas diferentes.
Existem dois tipos de dígrafos: os dígrafos consonantais e os dígrafos vocálicos.
Dígrafos vocálicos É o encontro de duas letras que formam um único som vocálico. Quando as vogais vêm seguidas das consoantes M e N, representando fonemas vocálicos nasalizados. Exemplos: am, em, im, om, um, an, en, in, on, un.
Porquinho é um dígrafo consonantal: com as letras nh qui . Não se separa estas duas letras na divisão silábica. Os dígrafos consonantal ocorrem quando existe na palavra as letras ch, lh, nh, rr, ss, sc, sç, xc, xs, gu, qu, detalhe para o gu e qu: só são dígrafos se acompanhados da letra E ou da letra I.
Possível dígrafo consonantais inseparáveis 'gu'. São os que não podem ser separados em duas sílabas. São eles: "gu", "qu", "lh", "nh" e "ch".