3. Estresse e ansiedade. Em situações de estresse e ansiedade o organismo reage produzindo suores frios principalmente na testa, mãos, pés e axilas. Além destes sintomas, a pessoa que sofre de ansiedade pode também sentir tensão muscular, mal estar, náuseas, ânsia de vômito, palpitações e tremores.
Pessoas com hiperidrose parecem ter glândulas sudoríparas superativas. O suor incontrolável pode levar à sensação de desconforto significativo, tanto físico como emocional. Quando o suor em excesso afeta as mãos, pés e axilas, é chamado de hiperidrose primária ou focal.
O uso de talcos ou lenços ajudam a disfarçar e melhorar a aderência das mãos, mas uma boa alternativa é o uso de desodorantes antiperspirantes, que são antitranspirantes à base de sais de alumínio, que diminuem ou inibem a saída de suor pelas glândulas durante o dia inteiro, como o Perspirex, Rexona Clinical, Nivea Dry ...
A toxicina botulínica do tipo A, também é uma forma de se tratar a hiperidrose....Normalmente o tratamento é feito com remédios como:
No caso de hiperidrose primária pode ser recomendado pelo médico a aplicação regular de botox para regular a produção e liberação de suor. O tratamento com botox normalmente dura entre 6 e 8 meses e deve ser feito pro um profissional especializado, já que se trata de uma região delicada.
Com a rotina corrida, Rexona relembra algumas soluções que podem ajudar a combater o suor excessivo no rosto de maneira prática e simples:
Entre as técnicas para evitar o suor excessivo, estão o uso de antitranspirantes, toxina botulínica (que tem efeito temporário) e cirurgia. - Écrinas: são estimuladas pelo calor, regulam a temperatura e produzem uma solução de água e sal.
Os riscos mais comuns da cirurgia para hiperidrose são os mais frequentes em qualquer tipo de cirurgia e incluem sangramento ou infecção no local da cirurgia, com sintomas como dor, vermelhidão e inchaço, por exemplo.
O tratamento pode ser realizado pelo endocrinologista , dermatologista ou cirurgião toracico, dependendo do tipo de tratamento que for indicado.
O Hospital Sírio-Libanês, por meio do Núcleo de Doenças Pulmonares e Torácicas, realiza a cirurgia de hiperidrose com a mais completa segurança, em um centro cirúrgico preparado e equipado para cirurgias de pequeno a grande porte.