A Docência na Educação Infantil é uma área que tem como preocupação os processos de ensino e de aprendizagem de alunos da mais tenra idade que estão estruturando o seu mundo por meio das experiências que lhe são oportunizadas, inclusive as do no ambiente escolar.
O estudo permite inferir que ser professor de Educação Infantil exige um conjunto de qualidades específicas que vão além dos cuidados básicos com as crianças. Observar, relatar, produzir e interagir com as crianças são ações inerentes à docência que necessitam ser aprimoradas.
Intencionalidade pedagógica é ir além do simples planejamento de conteúdos. É agir de forma adequada para se alcançar objetivos que são essenciais no processo ensino-aprendizagem. O ato de ensinar e aprender requer olhar e cuidados pedagógicos, em tese, por ter “intenções” a serem contempladas.
A intencionalidade do/a educador/a, que caracteriza a sua intervenção profissional, exige-lhe que reflita sobre as conceções e valores subjacentes às finalidades da sua prática: papel profissional, imagem de criança, o que valoriza no que as crianças sabem e fazem e no modo como aprendem.
Trabalhar com intencionalidade significa tomar decisões deliberadas, com objetivo e propósito. Sejam as decisões tomadas durante os momentos da rotina, sejam as propostas de experiências nas atividades.
Entende-se a Intencionalidade Pedagógica como sendo toda a ação consciente, planejada e executada pelo professor/educador, acomodada dentro do cenário pedagógico (salas de aula ou qualquer outro ambiente no qual seja possível o ato de ensino e aprendizagem), determinado como espaço relacional dos que ensinam e dos que ...
A Carta de Intenções é um instrumento de registro que vem ao encontro da reinvenção da ação docente porque revela os modos de organização da vida nos cotidianos da Educação Infantil, como os momentos de chegada e saída, refeição, higiene, uso do parque, organização da sala de referência e contato com a natureza.
Ocorre a transferência do ambiente de ensino presencial para ser realizado de forma remota, com os professores ministrando suas disciplinas a partir de suas residências.
A carta de intenção é o documento no qual o candidato deverá apresentar alguns elementos essenciais ao entendimento das intenções do candidato em relação ao curso.
VI. Como se dirigir aos Governadores e Prefeitos
Inicie a carta do lado direito, escrevendo a data por extenso. Faça um parágrafo e, do lado esquerdo, se dirija à pessoa em questão, usando a fórmula "Excelentíssimo Senhor Deputado", "Excelentíssimo Senhor Senador da República" ou ainda "Ilustríssimo Senhor Senador Federal do Estado (...)", seguido do nome da pessoa.