Em sociologia, a dominação é uma situação que gera relações assimétricas de comando entre os indivíduos. Existem múltiplas dominações inscritas nas relações de poder. Quando falamos de “dominação” podemos pensar nas palavras de poder, autoridade, classes sociais, colonização, racismo, sexo e gênero, etc.
Em suma, a acomodação do poder que se exerce ao direito que o regula.” O poder, para Weber, pode legitimar-se de três formas, uma estatuída, uma consuetudinária e outra afetiva, respectivamente as dominações: Legal, Tradicional e Carismática.
Dominação seria, nas palavras de Weber, “a probabilidade de encontrar obediência para ordens específicas (ou todas) dentro de determinado grupo de pessoas”|2|. Por isso, a dominação (que é legitimada pela aceitação) confere a autoridade a quem exerce o poder.
É necessário entender que qualquer dominação tem por objetivo, adequar a hierarquia e fazer com que o estado realmente funcione para todos.
Deve-se entender por 'dominação', (...) a probabilidade de encontrar obediência dentro de um grupo determinado para mandatos específicos (ou para toda sorte de mandatos). Não consiste, portanto, em toda espécie de probabilidade de exercer 'poder' ou 'influência' sobre outros homens.
É o tipo de dominação que se baseia no uso das Leis do Estado e demais regras presentes na sociedade. Na realidade, a dominação racional legal é baseada em normas que definem uma hierarquia na estrutura social. Nesse sentido, é um tipo de dominação que exige obediência a tudo o que é passado pelo responsável.
Concretamente, um líder formal é todo indivíduo que ocupa qualquer cargo de supervisão ou de chefia numa organização, cargo este que lhe foi atribuído por autoridade superior. LIDERANÇA INFORMAL. ... A sua liderança é aquela que se dá independentemente da organização formal da empresa.
O conceito de legitimidade de Weber teria a função de diferenciar os tipos puros de dominação. Sob esta lógica, este conceitua tal termo como "a probabilidade (de uma dominação) ser tratada praticamente como tal e mantida em proporção importante”.