Uma fórmula simples de calcular os dias é utilizar a fórmula "dias", veja o exemplo abaixo. Ainda caso por exemplo a data dos dias em atrasos for determinada sempre pela a data atual, você pode exemplo utiliza a fórmula "hoje", que é aplicado "=hoje()", que deve ser aplicado no caso acima na célula "data fechamento".
Selecione então a coluna VALOR, pressione F4 para fixar TODO O INTERVALO e pressione o ponto e vírgula “;”. Obs.: veja que o $ ficou somente para o número, fixando a linha. Pressione ; e para Intervalo_critério2, selecione a coluna TIPO e pressione F4 para fixar TODO O INTERVALO.
Retorna o número de série da data atual. O número de série é o código de data/hora usado pelo Excel para cálculos de data e hora. Se o formato da célula era Geral antes de a função ser inserida, o Excel irá transformar o formato da célula em Data.
Lê-se a fórmula mais ou menos assim: "Se data de pagamento for menor ou igual a data do próximo dia útil (data trazida da tabela de feriados pela função procv) então dias de atraso é zero, caso contrário calcule dia do pagamento menos dia de vencimento.
Para fazer o cálculo, deve-se considerar que o mês possui 30 dias, e, cada dia terá uma porcentagem diária de multa de, no máximo, 0,033%. Essa porcentagem deve ser multiplicada aos dias de atraso. Por exemplo, se forem 10 dias, 10 vezes 0,033%, cujo resultado é 0,33%.