Duque de Caxias recebeu o apelido de “pacificador” pelo papel que exerceu, principalmente, nas batalhas contra as rebeliões regenciais e as revoltas liberais de 1842.
Duque de Caxias (1803-1880), conhecido como Luiz Alves de Lima e Silva foi um patrono do Exército e militar. Nasceu na Fazenda de São Paulo, na então província do Rio de Janeiro no dia 25 de agosto de 1803, faleceu na Fazenda Santa Mônica, estação de Desengano, hoje Jiparaná, Rio de Janeiro no dia 7 de maio de 1880.
Militar fluminense (1803-1880). Chefiou as forças brasileiras na Guerra do Paraguai e recebeu do imperador dom Pedro II o maior título de nobreza dado a um brasileiro. Luís Alves de Lima e Silva (25/8/1803-7/5/1880) nasce em Vila do Porto da Estrela, em uma família de militares.
A posição brasileira na guerra do Paraguai vivia um momento de crise. Caxias, que já havia atuado como conselheiro no começo da guerra, assumiu o treinamento e a reorganização das tropas. Instituiu o avanço de flancos gerais, o contorno de trincheiras e o uso de balões cativos para espionagem.
A Guerra do Paraguai foi um conflito de longa duração que aconteceu de 1864 a 1870 e teve como estopim o choque de interesses entre Paraguai e Brasil na Guerra Civil Uruguaia. A Guerra do Paraguai foi um conflito que aconteceu de dezembro de 1864 a março de 1870 e colocou o Paraguai contra Brasil, Argentina e Uruguai.
Vitória dos aliados. Dezembrada é a denominação dada à série de batalhas vencidas pela Tríplice Aliança na Guerra do Paraguai, ocorridas em dezembro de 1868, que destruiu as poucas unidades ainda capazes do exército paraguaio. ... Batalha de Lomas Valentinas, 21 a 27 de dezembro; Rendição de Angostura, 30 de dez.
Depois da conquista de Assunção, a guerra transformou-se em uma caçada a Solano López – que foi considerado traidor da pátria pelo governo provisório paraguaio a partir de 1869. Nesse período (1868-1869), os exércitos brasileiros foram liderados por Caxias, o maior nome do exército brasileiro.
O Império do Brasil, Argentina mitrista e Uruguai florista, aliados, derrotaram o Paraguai após mais de cinco anos de lutas durante os quais o Império enviou em torno de 150 mil homens à guerra.