O que é Yahweh: Yahweh, é o nome em hebraico do Deus bíblico do antigo Reino de Israel. Seu nome é composto por quatro consoantes hebraicas (YHWH, conhecido como Tetragrammaton) que o profeta Moisés teria revelado ao seu povo. Tetragrammaton de Yahweh. Veja também o significado de Adonai.
“A palavra JE em latim significa TERRA, e a palavra SUS significa PORCO. Isto significa que JESUS em latim se traduz em PORCO DE TERRA. Em grego, Jesus é Iesous, pronunciado 'hey-soos', e esse som pode ser encontrado nos escritos hebraicos.
Deus é chamado de várias maneiras no Antigo Testamento. la, ('El); ~yhilOa, ('Elohim); yD;v la, ('El Shaddai); hy" (Yah), hwhy (Yhwh). O primeiro nome, 'El, é simplesmente o substantivo Deus. Não é, propriamen- te, o Nome de Deus, mas a palavra Deus.
HaShem (do hebraico: ה׳), significando, em português, O Nome, é frequentemente usado para designar Deus dentro do judaísmo.
Qualquer pessoa pode converter-se ao judaísmo, desde que a comunidade tenha as ferramentas necessárias para uma conversão, que não é o caso da maior parte das comunidades.
Os cultos celebrados nas sinagogas iniciavam-se normalmente com orações, seguindo-se a leitura de partes da Torah, leituras de escritos dos profetas, a intervenção de algum dos presentes e fechava com a bênção.
O templo começou com um altar, feito no local onde havia o antigo templo, e suas fundações foram lançadas em 535 a.C.. ... Diferentemente do Primeiro Templo, este templo não tinha a Arca da Aliança, o Urim e Tumim, o óleo sagrado, o fogo sagrado, as tábuas dos Dez Mandamentos, os vasos com Maná nem o cajado de Aarão.
A parte principal do culto em uma sinagoga é a leitura da Torá. Os cultos geralmente são realizados nas noites de sexta-feira e nas manhãs de sábado, bem como em dias santos e de festas religiosas.
Na sinagoga de Alexandria tinha setenta desses assentos para anciãos. Cadeira (Katédra) - “cadeira”, “tamborete”. Palavra grega usada por três vezes: Mt 21:12; 23:2 e Mar.
A sinagoga dos libertinos, – estes eram judeus nascidos em Roma, cujos avós haviam estado em escravidão ali, e depois libertados. Um grande número de judeus capturados por Pompeu e levados para a Itália foram libertados e obtiveram a liberdade de seus senhores.
Os registros arqueológicos dão conta de que registros antigos de sinagogas construídas por volta do século III a.C são comuns. Isso porque foram encontrados vestígios no Egito de construções do tipo mais próximo de uma sinagoga.