EQST

Como Realizado O Teste Do Olhinho Em Bebs?

Como é realizado o teste do olhinho em bebês?

Como é feito o teste do olhinho? É rápido, simples e não dói. É realizado através de um aparelho que projeta uma luz nos olhos do recém nascido e quando essa luz é refletida de cor avermelhada, alaranjada ou amarelada significa que as estruturas de seus olhos estão saudáveis.

Quando deve ser realizado o teste do olhinho?

Entre os procedimentos realizados ainda na maternidade, logo após o nascimento do bebê, está a Triagem Neonatal Auditiva ou Teste da Orelhinha. O teste é feito, preferencialmente, entre 24h e 48h de vida do bebê e identifica possíveis problemas auditivos no recém-nascido. O teste deve ser feito nas maternidades.

Qual a importância de se fazer o teste do olhinho?

A comparação dos reflexos dos dois olhos também fornece informações importantes, como diferenças de grau entre olhos ou o estrabismo. O teste do olhinho previne e diagnostica doenças como a retinopatia da prematuridade, catarata congênita, glaucoma, retinoblastoma, infecções, traumas de parto e a cegueira.

O que pode ser detectado no exame da orelhinha?

O teste do olhinho permite a detecção precoce de doenças como como a catarata e o glaucoma congênitos, algumas malformações oculares e determinados tumores, como o retinoblastoma. Além disso, o exame pode detectar traumas oftalmológicos decorrentes do parto, hemorragias e alguns casos de inflamações ou infecções.

Quais as doenças detectadas pelo teste do pezinho expandido?

Criado pelo DLE, o Teste do Pezinho Expandido – que inclui os clássicos hipotireoidismo congênito, a fenilcetonúria, a fibrose cística e a anemia falciforme – avalia, ao todo, 46 enfermidades como Beta Oxidação dos Ácidos Graxos, Distúrbios dos Ácidos Orgânicos, Hiperplasia congênita da Supra Renal.

O que pode alterar o teste do pezinho?

O teste consegue identificar seis doenças: fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, doença falciforme, fibrose cística, deficiência de biotinidase e hiperplasia adrenal congênita. A pediatra Gisele ainda faz um alerta para a necessidade de explicar a importância do teste do pezinho durante o pré-natal.

Como saber se o resultado do teste do pezinho está normal?

TIROXINA (T4) NEONATAL: VALORES DE REFERÊNCIA: FAIXA NORMAL : DE 6,0 a 22,1 mcg/dL EQUIVALENTE EM SORO FAIXA LIMÍTROFE : DE 4,5 A 5,9 mcg/dL EQUIVALENTE EM SORO (Repetição em nova amostra de papel filtro a critério médico) LIMITE DE DETECÇÃO : 1,5 mcg/dL FATORES DE CONVERSÃO: - 1,0 mcg/dL EM SORO CORRESPONDE A 0,5 mcg/ ...

Quais as doenças que podem ser detectadas no teste do pezinho?

O Teste do Pezinho é utilizado para a prevenção e diagnóstico precoce de seis doenças: fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, síndromes falciformes, fibrose cística, hiperplasia adrenal congênita e deficiência de biotinidase.

O que é o teste do pezinho ampliado?

Teste do pezinho ampliado detecta mais de 50 doenças raras precocemente. A triagem neonatal, conhecida como teste do pezinho, é obrigatória no Brasil e oferecida gratuitamente no SUS.

Quanto custa para fazer o teste da orelhinha?

Daí a importância do teste da orelhinha ser realizado o quanto antes, de preferência ainda no hospital. O teste, que custa em média R$ 80 nas maternidades privadas de São Paulo, é coberto por alguns convênios de saúde. "Todo recém-nascido deve fazer o teste da orelhinha no primeiro mês de vida.