EQST

O Que Previsto Na Lei N 12.305 10 Que Institui A Poltica Nacional De Resduos Slidos?

O que previsto na Lei n 12.305 10 que institui a Poltica Nacional de Resduos Slidos? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

O que é previsto na Lei nº 12.305 10 que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos?

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) é uma lei (Lei nº 12.

São geradores de resíduos sólidos exceto?

Material, substância, objeto ou bem descartado resultante de atividades humanas em sociedade, e cuja destinação final se procede nos estados sólido ou semissólido, bem como gases e líquidos contidos em recipientes. São geradores de resíduos sólidos, EXCETO: Entulhos. ... entulhos.

O que são grandes geradores de resíduos?

QUEM SÃO OS GRANDES GERADORES? São as pessoas físicas ou jurídicas que produzem mais de 120 litros diários de resíduos em estabelecimentos comerciais, públicos, de prestação de serviço, terminais rodoviários e aeroportuários, cuja natureza ou composição sejam similares àqueles dos resíduos domiciliares.

Quais são as fontes geradoras de resíduos sólidos?

Resíduos domiciliares: são aqueles produzidos dentro de casa, como restos de comida, produtos deteriorados, papéis, plásticos, metais, vidros, latas, fraldas descartáveis, papel higiênico…

O que é fonte geradora?

Os mais comuns são: o urânio, petróleo, o gás natural e o carvão. Fontes renováveis: como forças comuns e abundante da natureza sendo, a força das águas, dos ventos ou a energia do sol e recursos fósseis, estão entre os combustíveis usados para a geração da energia elétrica.

Quais as fontes de geração de energia elétrica?

  • 1 . Hidráulica. O fluxo das águas é o combustível da geração de eletricidade a partir da fonte hidráulica. ...
  • 2 . Gás Natural. ...
  • 3 . Petróleo. ...
  • 4 . Carvão. ...
  • 5 . Nuclear. ...
  • 6 . Biomassa. ...
  • 7 . Eólica. ...
  • 8 . Solar.

Quais as consequências do descarte inadequado dos resíduos?

O descarte inadequado de lixo leva à formação de ilhas de lixo nos rios, prejudicando a sobrevivência da fauna e flora de diversas regiões. ... Outro problema causado pelo descarte de lixo nos rios é a proliferação de insetos vetores de doenças, como o Aedes aegypti, que causa a dengue, a zica e a chikungunya.

Quais são as consequências do lixo no meio ambiente?

O lixão desprovido de estrutura ideal para tratamento do lixo tem como consequências: a poluição do solo, das águas superficiais e subterrâneas, além da poluição atmosférica. Outro agravante é a proliferação de doenças como diarreia, amebíase, parasitose, entre outras.

Quais são os problemas causados pelo lixo no solo?

A poluição do solo pelo lixo é um grave problema e deve ser evitado a qualquer custo. Além da transmissão de doenças, pode causar deslizamento de encostas, enchentes, danos na paisagem, assoreamento de mananciais e a contaminação do ar e da água, elevando o risco de contágio dos seres humanos.

Quais são os problemas que o lixo causa?

O lixo pode ser a causa da poluição visual, por causa do descarte feito de forma imprópria ou em lugares impróprios; a poluição do ar, por causa da queima feita no processo de incineração; poluição do solo e poluição das águas, especialmente do lençol freático (águas subterrâneas), principalmente por causa do chorume.

Porque o lixo que não é jogado no lugar certo pode causar doenças?

O lixo na transmissão de doenças E o lixo descartado de maneira inadequada cumpre esta função muito bem. Entre os animais que podem se proliferar no lixo, os que mais causam problemas à saúde das pessoas são ratos, baratas e mosquitos. Sobre os ratos, o risco é a transmissão da leptospirose.

Quais doenças poderiam ser evitadas com destino correto dos lixos sólidos?

Quais são as principais enfermidades?

  • Propagadas por mosquitos: dengue, febre amarela, arboviroses, elefantíase, malária, chikungunya.
  • Propagadas por moscas: giardíase, disenteria, amebíase, cólera, salmonelose.
  • Propagadas por baratas e formigas: giardíase, cólera e diarreia.

Porque não se deve jogar lixo na rua?

Além de ser um ato errado, durante as chuvas o lixo é carregado para o sistema de drenagem, chegando até rios e mares, onde causa todo tipo de prejuízo ao meio ambiente. ... Nas cidades, o acúmulo de lixo nas ruas entope bueiros e causa inundações.

O que o lixo acumulado pode causar de ruim nas pessoas?

Doenças: O lixo que vai para lixões a céu aberto ou terrenos baldios produz bactérias e fungos. Também atrai baratas, ratos, moscas, mosquitos etc. Esses animais podem transmitir doenças sérias, como dengue, febre tifóide, cólera, disenteria, peste bubônica e leishmaniose.

Que consequências o depósito de lixo em lixões podem trazer ao ambiente e às pessoas?

Diante desse quadro, podemos destacar como principais problemas ambientais e de saúde pública causados pelos lixões: Contaminação do solo pelo chorume (líquido de cor escura proveniente da decomposição da matéria orgânica presente no lixo); ... Aumento dos casos de doenças, pois o lixo atrai ratos, baratas e moscas.

Como os Lixoes podem prejudicar a saúde humana?

Aumento dos casos de doenças, pois o lixo atrai ratos, baratas e moscas. Além disso, ainda pode tornar-se criadouro de mosquitos vetores de enfermidades como a dengue; Aumento do número de incêndios causados pelos gases que foram gerados a partir da decomposição dos resíduos depositados nos lixões.

Como funciona o lixão e de que forma ele pode contaminar o meio ambiente?

Nos lixões, esse líquido é produzido naturalmente e pode contaminar a água subterrânea, tornando-a imprópria para o nosso uso. Produção de gases tóxicos e malcheirosos: A decomposição do lixo produz gases que podem também causar danos à saúde. Esses gases podem provocar focos de incêndio que soltam fumaça tóxica.

Como funciona o aterro sanitário e de que forma ele pode contaminar o meio ambiente?

Os aterros sanitários são menos nocivos ao meio ambiente, pois são construídos para evitar a contaminação do solo, da água e do ar. Dessa forma, os subprodutos do lixo, como chorume e gases tóxicos, são retidos e não entram em contato com a natureza. ... A área e a quantidade de lixo armazenadas devem ser monitoradas.

Que tipo de lixo vai para o aterro sanitario?

Aterro sanitário é uma espécie de depósito onde são descartados resíduos sólidos provenientes de residências, indústrias, hospitais e construções. Grande parte deste lixo é formada por materiais não recicláveis.

Como funciona um aterro sanitário e qual a sua importância para a saúde pública nas cidades?

Aterro sanitário é o local onde é destinado os resíduos sólidos gerados pelos moradores das cidades. ... O interior do aterro possui um sistema de drenagem de gases, possibilitando a coleta do biogás (constituído por metano, CO2 e vapor de água) até a atmosfera. Este gás é queimado ou é aproveitado para geração de energia.

Como é tratado o lixo no aterro sanitário?

O sistema dos aterros sanitários viabiliza a captação de chorume e dos gases liberados pelo lixo, uma vez que são resíduos tóxicos que contaminam o solo, o ar e os cursos de água. Uma das alternativas tem sido o uso do metano para a produção de biogás, um biocombustível proveniente de materiais orgânicos.

O que é um aterro sanitário e como ele deve ser utilizado?

Aterro sanitário é um local destinado à decomposição final de resíduos sólidos gerados pela atividade humana. Nele são dispostos resíduos domésticos, comerciais, da indústria de construção e também resíduos sólidos retirados do esgoto. ... Faz parte da ampla ciência de tratamento de Resíduos Sólidos.

Qual a importância de um aterro sanitário?

Um aterro sanitário é um espaço destinado à deposição final de resíduos sólidos gerados pela atividade humana, são provenientes de residências, indústrias, hospitais, construções e consiste em camadas alternadas de lixo e terra que evita mau cheiro e a proliferação de animais.