Para ser classificado como planeta, um astro deve atender a três critérios: - orbitar ou movimentar-se em torno do Sol; - ter forma esférica (redonda); - ser o maior astro em sua órbita.
A sonda sobrevoou Plutão em 14 de julho de 2015, após nove anos e meio de viagem interplanetária, alcançando o seu ponto mais próximo da superfície do planeta, cerca de 12 500 km de distância, às 12h49min UTC, a uma velocidade de 45 000 km/h.
Bilhões de corpos de formato irregular, a maioria do tamanho de uma pedra e uns poucos com centenas de quilômetros de diâmetro, giram em torno do Sol na região compreendida entre as órbitas de Marte e Júpiter. Eles compõem o que se convencionou chamar cinturão de asteroides.
Como será que o Cinturão de Asteroides se formou entre Marte e Júpiter? A origem do Cinturão de Asteroides, localizado entre as órbitas de Marte e Júpiter, ainda permanece um mistério. A região é dominada por milhares de pequenos corpos irregulares, entre eles o planeta anão Ceres — o maior da região.
Os elementos químicos que geralmente formam os asteroides são silicato, ferro e níquel. ... Os asteroides podem ser os restos de um planeta que foi destruído ou simplesmente materiais que, desde a formação do Sistema Solar, nunca se fundiram para a formação de um planeta.
Os mais massivos