O sacro está ligado à bacia através de outro osso (ílio), e toda essa região é chamada de articulação sacroilíaca. É justamente essa a principal articulação que se torna inflamada nas pessoas com espondilite anquilosante. Por isso a manifestação da dor é mais comum na parte baixa das costas, na bacia e nas nádegas.
O cóccix (pronuncia-se "cók-sis") é um pequeno osso da parte inferior da coluna vertebral. É constituído por quatro vértebras coccígeas, soldadas entre si, sendo as inferiores progressivamente menores. A vértebra superior apresenta uma faceta elíptica que se articula com o sacro.
O cóccix é um osso multissegmentado, localizado no final da coluna lombar, abaixo do sacro. É um osso relativamente pequeno, onde encontram-se fundidas o que seriam as quatro últimas vértebras.
Os sinus frontais, também conhecidos como seios frontais da face, são cavidades loculadas e irregulares localizadas no osso frontal do crânio e que se comunicam com a fossa nasal através do infundibulum [2].
Resposta. Localizado no fim da coluna vertebral, o cóccix é hoje um conjunto de vértebras que serve apenas para ligar os músculos da região.
Pequeno osso, de formato que foi comparado ao bico do cuco, situado no extremo inferior da coluna vertebral e que corresponde a uma forma rudimentar da cauda dos animais. É um osso móvel, o que é de grande importância durante o trabalho de parto.
Esse conjunto de vértebras é dividido em quatro regiões, que são: – cervical (pescoço), com sete vértebras; – torácica (tronco), com doze vértebras; – lombar (região da cintura), com cinco vértebras; – sacro (região do quadril), com cinco vértebras fundidas; O cóccix (ponta final da coluna) tem de quatro a cinco ...
cóccix
A principal diferença entre as vértebras cervicais das torácicas e lombares é que, além do menor tamanho, possuem de cada lado o forame transverso, através do qual passa a artéria vertebral - excepto na C7, sendo que essa pode ou não possuir o forame (e, mesmo se o possuir, através dele passam somente veias acessórias) ...