Antigamente era utilizada a pipetagem com a boca, onde o usuário sugava o líquido com a boca até o nível desejado. Mas hoje essa técnica já está defasada e não é mais utilizada, pois pode levar o líquido ou aerossol até a cavidade oral que entra em contato com a substância tóxica ou corrosiva.
Como funciona a Pipeta antipulgas Talvez a opção mais popular, a pipeta tem boa eficácia e dependendo da marca pode combater tanto as pulgas presentes no animal como as do ambiente.
A pipeta automática facilitaria o trabalho e preveniria a contaminação dos inspetores, pois dispensava a sucção do líquido com a boca. Atualmente as pipetas automáticas são amplamente utilizadas, principalmente em laboratórios de Biologia Molecular, Microbiologia e Bioquímica.
Padronize a pipetagem: Aperte o botão até o primeiro estágio, mergulhe a ponteira no líquido e aspire-o, soltando o botão. Remova a pipeta do líquido e aperte o botão até o segundo estágio, garantindo a dispensação total do conteúdo. Padronizar resulta em precisão e exatidão melhores.
As pipetas são instrumentos para transferência de líquidos que permitem medir o volume a ser transferido. Existem pipetas para diversos volumes, desde as pipetas sorológicas e volumétricas até as micropipetas. ... No entanto ela serve para transferir volumes fixos e possui apenas uma marcação de volume.
É possível transferir um volume tão pequeno quanto 10-6 L com o auxílio de uma micropipeta automática. II. Algumas vidrarias possibilitam a medida do volume com maior precisão e exatidão do que outras.
3- A calibração deve ser solicitada quando a pipeta apresentar erros na amostragem de volume e ou outro problemas, como o vazamento e a má conexão das ponteiras. 4- Monocanal de volume fixo e Monocanal de volume variável - que possuem apenas uma saída para dispensação de líquidos.
Use ponteiras com filtro ou ponteiras de deslocamento positivo para evitar que o aerossol da amostra não passe para o corpo da micropipeta e contamine a próxima amostra. Se suspeitar de contaminação da micropipeta, autoclave ou limpe o equipamento de acordo com as instruções do fabricante.
Jamais pipete com a boca – utilize sempre um dispositivo para auxiliá-lo. Utilize pipetas limpas e secas. Utilize pipetas com volume total o mais próximo possível do volume a ser medido. O fluxo do líquido deve ser contínuo (tanto na aspiração, quanto na dispensação).
Micropipetas podem aspirar o líquido de um recipiente e transferi-lo para outro, realizando a operação de medição. Dependendo das micropipetas, os técnicos podem controlar com precisão uma quantidade de aspiração e descarga de líquido, atendendo assim ao requisito de resultados precisos.
Segure livremente a micropipeta, e guarde-a enquanto não estiver utilizando. O calor do corpo transferido durante a pipetagem altera o equilíbrio de temperatura, que pode levar a variações de volume.
Em alguns modelos de micropipetas, o ajuste de volume é feito no próprio botão de pipetagem. Encaixe uma ponteira para micropipeta na extremidade inferior da com movimento de rotação. Se forem necessárias condições estéreis, evite que a ponteira da micropipeta toque em qualquer local ou objeto.
Para fazer a calibração, basta colocar água destilada em um frasco de Erlenmeyer, deixando descansar por alguns minutos e medindo a temperatura da água em seguida. Depois, coloque uma proveta na balança analítica para medição, com uma previsão de erro de um décimo de miligrama.
Tipos de pipetas
Pipeta volumétrica: usada para medir volumes fixos.
As pipetas são equipamentos para laboratório cuja função é transportar quantidades precisas de amostras. Na Max Labor você encontra a micropipeta eletrônica mono canal de volume variável, que possui código de cores, facilitando a identificação. ...
Empregar a pipeta a calibrar, pipetando água destilada até a marca do volume total ou da mesma. Em seguida, transferir o volume para o béquer pesado.
A finalidade da calibração de vidrarias de laboratório é saber se os resultados obtidos com os testes feitos nas vidrarias são compatíveis com o que se espera, a fim de corrigir qualquer tipo de erro. Dessa forma será possível reduzir custos com desperdícios e retrabalhos.
O procedimento de calibração envolve e determinação da massa de água contida na vidraria ou descarregada por ela. Observa-se a temperatura da água e, a partir da sua densidade na temperatura medida, calcula-se o seu volume.
A vidraria é aferida de forma bastante simples; isto é feito pela medida da massa transferida ou contida por um recipiente utilizando-se a densidade específica da substância para converter a massa em volume.