O plano diretor de drenagem urbana, segundo Tucci (1997), tem o objetivo de “planejar a distribuição da água no tempo e no espaço, controlar a ocupações das áreas de riscos de inundações e convivência com enchentes em áreas de baixo risco”.
A finalidade geral do Plano Diretor de Drenagem Urbana é buscar resoluções para problemas relacionados com a gestão e o controle das águas pluviais (provenientes das chuvas), que são consequentes da necessidade do desenvolvimento de ações sustentavelmente econômicas, sociais e humanas para satisfazer a demanda atual.
A importância de um serviço adequado de drenagem e manejo de águas pluviais urbanas torna-se mais clara para a população das grandes cidades na medida em que se acumulam os efeitos negativos das chuvas, tais como alagamentos, inundações, deslizamentos e perda de rios e lagos.
Como funciona a drenagem urbana? Nesse primeiro momento, vamos definir drenagem urbana, que nada mais é que o gerenciamento das águas da chuva. Visto a constante urbanização das cidades, as águas da chuva procuram um meio de escoar, que se não for disponibilizado, causará grandes transtornos.
Em uma área urbana, a microdrenagem é essencialmente definida pelo traçado das ruas. ... É por esse motivo que os projetos de drenagem devem ser pensados em conjunto com o plano urbanístico da cidade, tanto no que diz respeito às questões de zoneamento e uso do solo, como em relação ao crescimento urbano.
Assim como: A Nigéria consome a uma taxa de 157.
Resposta. Kuwait é a região em que possui a menor disponibilidade de água doce.
O programa de monitoramento conjunto de água potável da ONU e da Organização Mundial de Saúde (OMS) descobriu que as pessoas que não têm acesso ao recurso atualmente estão, predominantemente, localizadas na África.