Na história do Brasil, o termo messianismo é usado para dar nome aos movimentos sociais nos quais milhares de sertanejos fundaram comunidades comandadas por um líder religioso.
Após a Proclamação da República aconteceram dois movimentos messiânicos que são considerados os maiores do Brasil: Canudos e Contestado. Ambos são semelhantes, tanto pelo número de seguidores quanto pela resposta violenta do governo ao tratar da questão.
No Brasil, os movimentos messiânicos foram marcados pelo sebastianismo português, com comunidades comandadas por líderes religiosos messiânicos. ... O movimento começou a se espalhar pelo país e o governo brasileiro massacrou a comunidade na Guerra de Canudos, destruindo-a em 1897.
A Guerra de Canudos aconteceu no sertão da Bahia, entre 1896 e 1897. Foi uma das maiores guerras civis da História do Brasil. Canudos é considerado um movimento messiânico, uma vez que seu líder, Antônio Conselheiro, se considerava um enviado de Deus para salvar o povo nordestino.
1 Levar (alguém ou a si próprio) a crer ou aceitar; convencer(-se): “Palha é que a persuadiu finalmente; disse-lhe que, por mais supérfluas que lhe parecessem aquelas prendas, eram o mínimo dos adornos de uma educação de sala” ( MA4 ) .
verbo intransitivo Guiar para o resultado satisfatório; satisfazer: os fatos persuadiram. Etimologia (origem da palavra persuadir). Do latim persuadere, "levar a acreditar".
Persuadir alguém significa fazer com que essa pessoa aceite a ideia que você está passando ou convença a tomar uma atitude que você propõe.
Convencer vem do latim “vincere”, que significa dominar, vencer. Já persuadir vem de “persuadere”, termo latino que passa a ideia de orientar alguém até que concorde em fazer o que desejamos.
Significado de Convencimento substantivo masculino Ação ou efeito de convencer. Que possui certeza; que está convencido sobre alguma coisa; que possui convicção. [Brasil] Comportamento que demonstra presunção; pretensão.
Significado de Diferença substantivo feminino Qualidade do que é diferente; dessemelhança. Que é capaz de distinguir uma coisa de outra. Sem igualdade; desprovido de semelhança. Em que há diversidade ou variedade; modificação.
A sequência correta de preenchimento das lacunas é: “porque” (pois), “porquês” (substantivo), “por que” (por qual razão) e “por quê” (por qual razão, em final de frase, antes de sinal de interrogação).
Exemplos com o uso da preposição por O ônibus que vai para o centro, passa por aqui. Vamos esperar por ele. José vai para o interior pela estrada antiga. Elas torcem pelo Flamengo, mas nós torcemos pelo Internacional.
O verbo manter pode gerar muitas dúvidas, mas a verdade é que as duas formas de conjugação estão certas. A diferença é que o termo “mantém”, com acento agudo, indica que o verbo está no singular. Já o termo “mantêm”, com acento circunflexo, indica que ele está no plural.
Onde indica lugar em que algo ou alguém está, deve ser utilizado somente para substituir vocábulo que expressa a ideia de lugar. Não sei onde fica a cidade de Araguari.