° da Resolução 218/73, do Confea, referentes a processos mecânicos, máquinas em geral; instalações industriais e mecânicas; equipamentos mecânicos e eletro-mecânicos; veículos automotores; sistemas de produção, de transmissão e de utilização do calor; sistemas de refrigeração e de ar condicionado; seus serviços afins e ...
Geralmente são necessários dois anos de álgebra, cálculo, geometria, trigonometria, mecânica, estática, eletricidade, etc. Além das ciências e da matemática, os engenheiros precisam de boas habilidades de comunicação, portanto não negligenciem as artes liberais e as humanidades.
Especialização em Automação, por exemplo, é uma opção interessantes para os portadores de diploma na área. Em um curso de especialização o engenheiro mecânico e qualquer outro profissional com graduação de nível superior consegue aprofundar e atualizar os conhecimentos, além de colocá-los em prática.
cinco anos
Ao longo de 10 semestres, você recebe os principais saberes teóricos e também treina habilidades práticas. Uma vez formado, vai dominar os principais parâmetros valorizados no mercado. Nos primeiros semestres, você tem contato com as disciplinas básicas da Matemática, da Física e da Química.
Uma possibilidade é atuar na indústria metalúrgica, auxiliando no desenvolvimento e construção das ferramentas e equipamentos de metais não ferrosos. A indústria automobilística também tem uma grande necessidade de profissionais da Engenharia Mecânica, os quais acompanham todo o processo de fabricação dos automóveis.
O objetivo do estágio em engenharia mecânica é o desenvolvimento de veículos, equipamentos e sistemas mecânicos que são utilizados pela indústria. As áreas que mais contam com esse profissional é o automobilismo e aeronáutica.