Ócio Criativo é saber conciliar o trabalho com os estudos e o lazer de forma a equilibrá-los, sem se sobrecarregar e extraindo o máximo de cada momento.
O ócio criativo entende que a vida deve estar equilibrada entre trabalho, aprendizado e tempo livre. Então, procure organizar o seu tempo de modo a não deixar muito trabalho acumulado. Para ajudar neste processo e otimizar o seu dia, crie listas com as suas obrigações e estipule o tempo máximo de cada uma delas.
Formas de aproveitar seu ócio criativo
A expressão ossos do ofício é usada para indicar alguma desvantagem, dificuldade ou atividade desagradável que é típica de uma determinada profissão e que é obrigatoriamente realizada pelo profissional porque não há como a evitar. ...
Relaxe e faça meditação. Além do lazer clássico, essa parte do ócio criativo pode ser exercida com meditação. A prática proporciona relaxamento, esvaziamento da mente de preocupações e traz bem-estar, podendo ser importante aliado para o cérebro humano.
Dicas de Como Aproveitar o Ócio ao seu Favor: Respeite o seu descanso. Entenda que é impossível ser produtivo em todos os momentos e não se sinta culpado por querer descansar. Faça as refeições com calma. Procure negociar prazos rigorosos.
Sendo assim, o ócio criativo não contribui como uma ação de um programa de qualidade de vida no trabalho, mas colabora para a satisfação pessoal, como motivador e propicia momento de prazer para o indivíduo e crescimento.
O ócio, no sentido vulgar do termo, remete à noção de folga, de falta de compromissos de trabalho e, nesse contexto, possui uma conotação negativa que liga a ideia de ociosidade à ideia de vadiagem e de preguiça. Na literatura e na sociologia, contudo, o termo foi e é empregado muitas vezes em sentidos distintos.
Ócio- Possui sentido de ocupação suave e prazerosa, porém, como ócio, abriga a ideia de repouso, podendo se confundir com ociosidade. Lazer- É uma referência temporal e implica uma divisão da 'unidade' do tempo que se opõe ao tempo de trabalho.
O que é tempo de trabalho? É qualquer período durante o qual o trabalhador se encontre a desempenhar a atividade ou permaneça adstrito à realização da prestação de trabalho.
O trabalho está sempre ligado ao conceito de passagem do tempo. O trabalho e o tempo livre adquirem um significado e um valor diferente de acordo com a época histórica. No início, quando surgiram os primeiros clãs e tribos, o tempo dedicado ao trabalho limitava-se ao da obtenção da sobrevivência do grupo.
A divisão do trabalho se dava a partir do sexo, ou seja, mulheres ficam em casa, cuidam dos filhos e do marido. Já o homem trabalhava fora de casa e pagava as contas.
A Idade antiga surge com base no trabalho escravo, pois assim surgiram as primeiras civilizações. Desta forma, os escravos eram grande parte da sociedade. Porém, o trabalho assalariado passou então a ser comum nas relações de pequeno porte, como a contratação de alguém por um artesão, ou por um político.
O trabalho é qualquer atividade física ou intelectual, realizada pelo ser humano, cujo objetivo é fazer, transformar ou obter algo para realização pessoal e desenvolvimento econômico.
O trabalho primitivo foi o primeiro regime de trabalho onde o ser humano buscava satisfazer suas necessidades básicas, como se alimentar, se abrigar, etc.
As relações de trabalho na antiguidade, partia da necessidade de sobrevivência pessoal, onde os trabalhadores plantavam para seu próprio consumo nas lavouras. ... Por fim, vale ressaltar que nesse período grande parte dos trabalhadores saíram dos campos e passaram a morar nas cidades em busca de melhores condições de vida.
Resposta: É por essa época que começa a se esboçar o conceito de emprego. Com o advento da Revolução Industrial, êxodo rural, concentração dos meios de produção, a maior parte da população não tinha nem ferramentas para trabalhar como artesãos. ... O conceito de emprego é característico da Idade Contemporânea.