De forma geral, os juros e o capital são calculados uma única vez e divididos para o pagamento em várias parcelas durante o prazo de quitação. Em linhas gerais, SAC e Price são os sistemas de amortização mais conhecidos, mas há outros.
Os principais sistemas de amortização são:
Amortização é a redução do valor de uma dívida por meio de pagamentos parciais. É o processo que ocorre, por exemplo, quando um devedor paga as parcelas de um financiamento que pediu a um banco. A cada mês, o saldo devedor ficará menor, ou seja, será amortizado.
Sistema de Amortização Progressiva (SAP) e Linear. ... e. Sistemas de Amortização Constante (SAC) e Soma de Dígitos.
Sao aqueles cujo pagamento é efetuado em uma só prestaçao. Sao também conhecidos como benefícios pay-as-you-go.
O saldo devedor nada mais é que o valor que ainda falta para quitar um financiamento. Esse saldo consiste no valor emprestado pelo banco mais os juros, seguros e demais tarifas acordadas em contrato.
O Sistema SACRE implica numa prestação inicial muito alta. Por outro lado, esse valor vai diminuindo, facilitando a vida financeira do devedor no longo prazo. As amortizações vão subindo, ao passo que os juros caem ao longo dos anos, uma vez que o saldo devedor diminui sempre.
A Amortização nada mais é que a redução do total da sua dívida, ou seja, ao pagar cada parcela você está amortizando o seu saldo devedor. Em toda dívida há a cobrança de juros, por isso as parcelas são cobradas com valores maiores que o da amortização.
Fase de amortização: Encerrado o período de carência, o saldo devedor do estudante será parcelado em até 3 (três) vezes o período financiado da duração regular do curso.
Amortização na contabilidade, também conhecida como amortização contábil, é a operação que registra a diminuição do valor de bens intangíveis no ativo permanente de uma empresa. ... Assim, a amortização calcula a perda de valor do bem em comparação com o tempo restante que a empresa pode utilizá-lo.
Amortizar financiamento significa antecipar as parcelas para reduzir o valor original da dívida. Muito utilizada por quem recebe um dinheiro extra e deseja reduzir os juros que paga nas prestações, a amortização é comum principalmente no financiamento imobiliário.
Amortização acumulada Ou seja, é a perda do valor econômico do capital aplicado em bens intangíveis do Ativo, necessários a manutenção da empresa. É o desgaste de bens imateriais (tem o mesmo sentido que a depreciação).
Exaustão: a redução do valor, decorrente da exploração, dos recursos minerais, florestais e outros recursos naturais esgotáveis. Valor bruto contábil: o valor do bem registrado na contabilidade, em uma determinada data, sem a dedução da correspondente depreciação, amortização ou exaustão acumulada.
Um ativo intangível com vida útil definida deve ser amortizado no prazo definido de acordo com os itens 97 a 106 da CPC 04, enquanto a de um ativo intangível com vida útil indefinida não deve ser amortizado, conforme itens 107 a 110 da mesma CPC.
O registro contábil do encargo de depreciação será feito a débito de uma conta de custo ou despesa operacional e a crédito da conta redutora do ativo imobilizado intitulada depreciação acumulada. Para maiores detalhamentos, acesse o tópico Encargos de Depreciação no Guia Contábil Online.
O cálculo da depreciação é feito a partir de uma fórmula fixa: Depreciação anual = (Custo de aquisição – Valor residual) / Anos de vida útil. O custo de aquisição é conhecido pela nota de compra, mas o valor residual e os anos de vida úteis, em geral, são estimados pela empresa.
Calculando a depreciação de equipamentos O método mais usado para calcular a depreciação de equipamentos é o linear. Esse método apresenta uma fórmula simples: Da = (VN-VR) ÷ N.
Veja abaixo como ficaria o cálculo:
Calculando a depreciação de um bem
De acordo com as tabelas da Receita Federal, a estimativa de vida útil é de 25 anos no caso dos imóveis, de 5 anos no caso dos veículos e dos computadores e de 10 anos para a maioria das máquinas, equipamentos, móveis e utensílios.
Como calcular a depreciação de veículos? De maneira geral, você deve dividir o valor do automóvel zero quilômetro por quatro ou cinco (dependendo do tipo de automóvel) para saber o valor anual de depreciação. Depois, divida o valor obtido por doze (meses do ano). O resultado será a depreciação mensal do veículo.
A fórmula para depreciação linear é: Vidaútil = Vida útil do bem, em horas, meses ou anos. Para cálculo da depreciação de animais, parece claro que não se deveria usar um método que considerasse a mesma depreciação ao longo da vida útil deste animal.