EQST

O Que O Ciberespaço Possibilita?

O que o ciberespaço possibilita?

O ciberespaço possibilita o autoaprendizado, facilita a interatividade e estimula a troca de informações e saberes, mas não garante o sucesso do aprendizado, comumente desmotivado pela falta de estímulo.

O que é o ciberespaço?

Ciberespaço é um espaço existente no mundo de comunicação em que não é necessária a presença física do homem para constituir a comunicação como fonte de relacionamento, dando ênfase ao ato da imaginação, necessária para a criação de uma imagem anônima, que terá comunhão com os demais.

O que é ciberespaço artigo?

O ciberespaço, segundo Lévy (1998), refere-se ao "universo das redes digitais como lugar de encontros e de aventuras, terreno de conflitos mundiais, nova fronteira econômica e cultural" (p. 104).

Quais formas de comunicação o ciberespaço possibilita?

No ciberespaço, é possível conversar com pessoas de/em qualquer país do mundo por meio dos bate-papos virtuais, blogs, do e-mail, das teleconferências interativas etc., o que propicia a eliminação de barreiras geográficas e, até mesmo, socioeconômicas, as quais muitas vezes limitam a interação entre diferentes entornos ...

O que é ciberespaço e em qual contexto ele surge?

O "ciberespaço" é o ambiente criado de forma virtual através do uso dos meios de comunicação modernos destacando-se, entre eles, a internet. Este ambiente tornou-se possível graças a uma grande infraestrutura técnica na área de telecomunicação composta por cabos, fios, redes, computadores, etc.

O que é ciberespaço e como surgiu a expressão?

Porém trata-se de um espaço que não existe fisicamente, mas virtualmente: o ciberespaço. Termo que foi idealizado por William Gibson, em 1984, no livro Neuromancer, referindo-se a um espaço virtual composto por cada computador e usuário conectados em uma rede mundial.

Como Pierre Lévy conceito alisava ciberespaço?

Já para Lévy, o ciberespaço é definido como o espaço de comunicação formado pela interconexão mundial dos computadores e das suas memórias. Constituindo-se num espaço virtual de trocas simbólicas entre pessoas poderão ser entendido como o espaço de troca de informação na cultura contemporânea.

O que é ciberespaço Segundo Lemos?

O ciberespaço é um espaço abstrato, que se constrói sobre um suporte físico, produto de nossa cultura. André Lemos (2002, p. 137) nos diz que o ciberespaço "não é desconectado da realidade, mas um complexificador do real." ... A presença física não é mais barreira/obstáculo para uma interação social.

O que é ciberespaço PDF?

ciberespaço. É uma nova forma de cultura que implica uma (re)configuração do espaço social. Não se trata de uma subcultura ou uma cultura de tribos.

O que é ciberespaço Scielo?

Tal como as máquinas de busca, o ciberespaço se apresenta como uma nova máquina semiótica, desencadeando novos agenciamentos de escrita e organização do conhecimento. O artigo discorre, brevemente, sobre os aspectos teóricos e práticos da organização do conhecimento no ciberespaço.

Quais são as quatro interações que podem ocorrer no ciberespaço?

O “lugar virtual” está apoiado em quatro eixos primordiais, que são: o tempo-real, a desterritorialidade, imaterialidade e interatividade. Tais aspectos possibilitam relações sociais simultâneas e acesso imediato a qualquer parte do mundo, inaugurando uma nova percepção do tempo, do espaço e das relações sociais.

Quando surgiu o conceito de ciberespaço?

Foi no período da Pós-Modernidade que se deu origem ao ciberespaço; seu prenúncio aconteceu em 1984, com a criação do conceito pelo escritor norte-americano, William Gibson, em seu primeiro livro de ficção científica, intitulado Neuromancer.

O que é a cibercultura Segundo Pierre Lévy?

A cibercultura pode assim ser definida como “o conjunto de técnicas (materiais e intelectuais), de práticas, de atitudes, de modos de pensamento e de valores que se desenvolvem juntamente com o crescimento do ciberespaço” (LÉVY, 1999, p. ...

O que é virtual Pierre Lévy resumo?

Diz Lévy: Contrariamente ao possível, estático e já constituído, o virtual é como o complexo problemático, o nó de tendências ou de forças que acompanha uma situação, um acontecimento, um objeto ou uma entidade qualquer, e que chama um processo de resolução: a atualização (Lévy, 1996, p. 16).