O mais caudal dos três órgãos excretores que aparecem na evolução embrionária dos mamíferos, e que vai originar o rim definitivo.
O mesonefro atua como uma estrutura semelhante ao rim que, em seres humanos, exerce suas funções entre a sexta e a décima semanas da vida embrionária. Apesar da semelhança em estrutura, função e terminologia, no entanto, os néfrons mesonéfricos não formam qualquer parte do rim ou néfrons maduros.
O mesonefro, funciona por pouco tempo durante o início da vida fetal e sendo substituído pelo metanefro, rins permanente, que começa produzir urina no final do primeiro trimestre (MOORE, K. L., 2013). Page 18 18 O rim não funcionante, o pronefro, que aparece no feto humano entorno da 4ª semana gestacional, na forma de ...
Vascularização. Os rins são supridos pela artéria renal, que se origina da aorta. A artéria renal divide-se no hilo em um ramo anterior e um ramo posterior. Estes, dividem-se em várias artérias segmentares que irão irrigar vários segmentos do rim.
Os néfrons são as estruturas funcionais do rim, em que ocorre a filtração do sangue e a formação da urina. Cada néfron é formado por um corpúsculo renal e um túbulo. O corpúsculo consiste em um emaranhado de capilares (glomérulo) envolvidos por uma estrutura chamada cápsula glomerular ou cápsula de Bowman.
A fáscia renal é a divisão entre o tecido renal e a gordura perirrenal, e envolve ambos os rins e as glândulas suprarrenais, antes de continuar com a fáscia do diafragma.
De maneira geral, a dor nos rins pode ser acompanhada de:
Os rins são dois órgãos localizados em ambos os lados da coluna vertebral, atrás das últimas costelas, e medem aproximadamente 12 centímetros. Pesam cerca de 150 gramas cada.
A forma crônica é uma lesão renal permanente, causada, por exemplo, pela diabetes, pressão alta (hipertensão), diversas infecções do tecido renal (glomerulonefrite) e o uso excessivo de alguns medicamentos, que podem reduzir a função renal a longo prazo.
Doenças nos rins: conheça as principais e por que elas acontecem
“Entre os principais sintomas que acusam problemas nos rins estão a presença de urina no sangue (hematúria), o aparecimento de espuma ao urinar, as dores na região lombar ou próxima aos rins, a frequente necessidade de urinar durante o sono noturno ou ausência de urina, além de indícios que também são comuns a outras ...
Na maior parte do tempo, a evolução da doença renal crônica é assintomática, fazendo com que o diagnóstico seja feito tardiamente....
Tanto o exame de urina como a dosagem de creatinina e ureia no sangue podem sugerir deficiências da função renal. Havendo indicação de problemas no processo de filtragem dos rins, pela presença de substâncias em níveis anormais, o médico costuma aprofundar-se na investigação com testes mais precisos e específicos.