Resposta. Para Sponville é importante que o indivíduos se realizem com o que possuem e saibam aproveitar.
Resposta. Existem dois equívocos em se procurar a Felicidade diretamente. 1- A Felicidade é um Estado de Espirito, portanto não tem definição objetiva. 2- A Felicidade não se procura, se constrói intimamente á partir da Evolução Espiritual ou Evolução da Consciência.
Em “Ética a Nicômaco”, Aristóteles defende que a felicidade é a finalidade das ações humanas. Em “Ética a Nicômaco”, Aristóteles defende que a felicidade é 1) o maior bem desejado pelos homens e 2) o fim das ações humanas.
Segundo o autor, a felicidade consiste em uma atividade da alma conforme a virtude. É o bem supremo, que tem um fim em si mesmo, sendo almejado por todos. O que constitui a felicidade são as ações virtuosas, e as atividades viciosas conduzem o contrário.
Para Aristóteles grande filósofo grego (384-322 a.C) Antes de tudo a felicidade está ligada a virtude intelectual o bem maior, existindo três formas essenciais para alcançar a felicidade: manter uma vida prazerosa, política e filosófica.
A felicidade é o estado de espírito a que aspira o homem e para isso é necessário tanto bens materiais como espirituais. Aristóteles herda o conceito de virtude ou excelência de seus antecessores, Sócrates e Platão, para os quais um homem deve ser senhor de si, isto é, ter autocontrole (autarquia).
Como ser feliz? Os 11 conselhos de Aristóteles
Segundo o autor, a virtude é entendida por Aristóteles como uma prática e não como sendo mero conhecimento ou algo natural de cada ser humano possui, sendo essa a razão pela qual se faz necessária a sua prática constante como um hábito. A prática da virtude inclina a pessoa para o bem, que é a busca pela felicidade.
justiça
Segundo Epicuro, para ser feliz seria necessário controlar os nossos medos e desejos de maneira que o estado de prazer seja estável e equilibrado, com um consequente estado de tranquilidade e de ausência de perturbação. ... A combinação desses dois estados constituiria a felicidade na sua forma mais elevada.
1 honesto, direito, digno, correto, bom, honrado, incensurável, íntegro, irrepreensível, justo, nobre, probo, reto, sério. Casto: 2 imaculado, casto, cândido, impoluto, ingênuo, inocente, pio, pudico, pundonoroso, puro, recatado, religioso.
A Felicidade é alcançada por meio do controle dos medos e dos desejos, de maneira que seja possível chegar à ataraxia, a qual representa um estado de prazer estável e equilíbrio e, consequentemente, a um estado de tranquilidade e a ausência de perturbações, pois, conforme Epicuro, há prazeres maus e violentos, ...
a) A valorização da atividade intelectual, teórica e contemplativa.
Sendo assim, o filósofo Epicuro de Samos, estabeleceu que os prazeres maiores estava no reconhecimento das limitações. Sendo assim, era preciso compreender que a busca pelo prazer atingia um limite. ... A felicidade só será encontrada quando os prazeres mínimos forem verdadeiramente sentidos.
Epicurismo é uma Escola Filosófica criada por Epicuro de Samos em meados do século IV a.C., no período pós-socrático, que afirma que, para atingir um estado de plena liberdade, tranquilidade e libertação do medo, o indivíduo deve manter-se em busca de prazeres moderados.
Principais características (ideias e ensinamentos) do Epicurismo: - A principal característica da filosofia epicurista é a busca da felicidade através dos prazeres sexuais, porém com equilíbrio. ... - Tudo que produz prazer é bom, pois ele satisfaz as necessidades do corpo. O mal é tudo aquilo que provoca dor e sofrimento.
O Estoicismo, baseado numa ética rigorosa de acordo com a leis da natureza, assegurava que o universo era governado por uma razão universal divina (Logos Divino). Dessa forma, para os estoicos, a felicidade era encontrada na dominação do homem ante suas paixões (considerada um vício da alma) em detrimento da razão.
Estoicismo é uma escola e doutrina filosófica que surgiu na Grécia Antiga, que preza a fidelidade ao conhecimento e o foco em tudo aquilo que pode ser controlado somente pela própria pessoa, desprezando todos os tipos de sentimentos externos, como a paixão e os desejos extremos.